Patrimônio da cidade

Por unanimidade, o plenário da Câmara Municipal aprovou o projeto de lei, de autoria do vereador Juraci Scheffer (PT), que declara como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial a Coluna César Romero. Na exposição de motivos, o parlamentar destacou o papel histórico da coluna, que há 47 anos vem apresentando o perfil da sociedade juiz-forana e suas transformações ao curso das quase cinco décadas.

A coluna CR foi publicada pela primeira vez dia 8 de junho de 1976, no “Diário Mercantil”, sendo editada até o fechamento do jornal, em 29 de novembro de 1983. Logo em seguida, foi para as páginas do Suplemento Zona da Mata do “Estado de Minas”, e, também, no “Correio da Mata”.

Em 1º de junho de 1986, a coluna estreou na primeira edição da “Tribuna da Tarde”, migrando em seguida para a “Tribuna de Minas”. Entre 1990 e 1991, ganhou dimensão estadual ao ser publicada no jornal “Hoje em Dia”, de Belo Horizonte. Em novembro de 1991, a convite do saudoso diretor-presidente do Grupo Solar de Comunicação, Juracy Neves, a coluna retornou as páginas da “Tribuna de Minas”, onde está perto de completar 32 anos.

Fonte: Tribuna de Minas