Parque do Ibitipoca volta a ser fechado por conta da pandemia

Suspensão no funcionamento ocorre após regressão de Lima Duarte à onda vermelha do Minas Consciente

Por Tribuna
07/06/2021 às 09h09- Atualizada 07/06/2021 às 09h14

A partir de domingo (6), o Parque Estadual do Ibitipoca voltou a ficar indisponível para visitações. A nova suspensão das atividades ocorre por conta de medidas mais restritivas adotadas na macrorregião Sudeste pelo programa Minas Consciente, que inclui o município de Lima Duarte. Em nota, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) afirmou que “a medida é temporária e válida até que sejam repassadas novas diretrizes do Comitê Extraordinário Covid-19”

Na última semana, o Governo de Minas Gerais classificou a macrorregião, que envolve a unidade de conservação, como de cenário epidemiológico e assistencial desfavorável, o que aponta para um momento crítico da pandemia. O fechamento do parque ocorre pouco mais de um mês depois da última liberação para funcionamento, que aconteceu no final de abril.

Indefinições

Desde o final de 2020, o Parque do Ibitipoca passa por sucessivos fechamentos e aberturas. Após ser reaberto em outubro, o espaço voltou a ser fechado no Natal, dia 25 de dezembro, “em atenção às determinações e normas técnicas do Comitê Extraordinário Covid-19”, segundo comunicado.

No dia 7 de janeiro, o IEF anunciou a reabertura do Parque para o dia 9 daquele mesmo mês. As visitas passaram a acontecer apenas com agendamento prévio, com limitação de entrada de 500 pessoas por dia na unidade, o agendamento eletrônico para a realização dos três circuitos com atrativos abertos ao público e a limitação de cinco pessoas no mesmo grupo.

Entretanto, no dia 14 de janeiro, o IEF anunciou uma nova suspensão das visitações. A partir do dia 16 daquele mês, o Parque de Ibitipoca seria novamente fechado por causa da regressão da microrregião de Lima Duarte à onda vermelha do Minas Consciente. Pouco mais de duas semanas depois, em 3 de fevereiro, o Parque foi novamente aberto pelo IEF

O fechamento voltou a ocorrer no dia 9 de março, na esteira de um decreto da Prefeitura de Lima Duarte que adotava mais restrições ao funcionamento do setor econômico e de atividades sociais e culturais. Quase dois meses depois, em 29 de abril, o parque foi reaberto, restabelecendo o limite de 500 visitantes diários.

Fonte: Tribuna de Minas