Onda de calor vai embora, mas temperaturas voltam a subir a partir da quarta-feira; semana será chuvosa

Por Pedro Emerenciano*, g1 Zona da Mata — Juiz de Fora

A onda de calor que atingiu a Zona da Mata e Campo das Vertentes entre 8 e 19 de novembro perdeu força e, agora, dá passagem a uma frente fria. Para efeito de comparação, os termômetros não passaram dos 23,9 °C nesta segunda-feira (20). É o dia de menor temperatura máxima desde o dia 7 de novembro, quando os termômetros da estação automática do Inmet registraram 23,5 °C.

A situação, no entanto, não deve durar muito e, a partir de quarta-feira (22), os termômetros voltam a superar os 30 °C.

O destaque da semana fica por conta da chuva, que pode ser forte nesses primeiros dias, principalmente entre a tarde e a noite. Em Juiz de Fora, por exemplo, há chance de acumulado de até 40 mm nesta segunda (20). Confira na tabela mais abaixo.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), inclusive, emitiu um novo alerta para chuvas intensas como perigo potencial para a região, válido a manhã de terça (21).

O g1 noticiou no sábado um alerta de perigo para tempestades, que não se concretizou em Juiz de Fora e outros municípios. O meteorologista Claudemir Azevedo explicou o que aconteceu:

“Esses alertas são para chuva localizada, mas a área é estendida. Por isso colocamos que pode chover forte, mesmo que isso aconteça em pontos isolados daquela área”.

O céu vai ficar parcialmente nublado a nublado durante toda a semana. A umidade relativa do ar permanece acima dos 70%, nível bem acima ao registrado nos dias anteriores.

Temperaturas mínimas e máximas na semana em cidades da região

Cidade Mínima Máxima
Juiz de Fora 18 °C 33 °C
Barbacena 15 °C 33 °C
Muriaé 22 °C 37 °C
Viçosa 18 °C 35 °C
São João del Rei 16 °C 32 °C
Ubá 19 °C 37 °C

Veja a previsão de chuva, dia a dia, em Juiz de Fora

Dia Quantidade de chuva (mm)
Segunda 40 mm
Terça 5 mm
Quarta 5 mm
Quinta 8 mm
Sexta 15 mm