O Município comemora aniversário e homenageia ex-prefeitos
O auditório da Secretaria Municipal de Educação abrigou os participantes da comemoração dos 103 anos de vida do jornal O Município (29/04/2019), sexta-feira, dia 03 de maio, cujo cerimonial esteve sob o comando de Rita Fonseca, diretora da E.M. Coronel Joaquim José de Souza. A Prefeitura de Bicas, por intermédio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, apoiou o evento.
Depois da composição da mesa pelas autoridades, a ritualista leu uma crônica escrita pelo saudoso Carlos Augusto Machado Veiga, adaptada para o momento, em homenagem ao aniversariante.
Meus 103 anos
Cheguei aos 103 anos. Fico a pensar… A quem devo tal proeza?
Para nascer, Coronel Sousa me lançou no tempo… Era o ano de 1916. Um homem respeitado, reconhecido pela sua honradez e paciência. Procurei seguir seus passos. Fui feliz, tive um bom começo.
Mas quem iria me ensinar a caminhar? Surgiu José Maria de Oliveira Souza, um jovem, no esplendor dos seus 21 anos. Formado em direito, inteligente, destemido, transbordando talento e idealismo.
Cheguei aos 35 anos de vida, problemas surgiram. Enfrentei uma fase difícil. Mas a mão amiga do bacharel José Maria Veiga amparou-me. Sua dedicação, sem limites, somada às suas virtudes, ajudaram-me a prosseguir.
A partir dessa época, passei a contar com seus filhos, todos cercando-me de carinho e cuidados. O tempo corria e mais uma etapa ia encerrando-se.
Surgiu, então, o 3º José Maria na minha vida, o Machado Veiga. Veio embalado e cheio de ideias novas, mudando meu visual e aumentando a tiragem. Tornou-me moderno, colorido e atualizado.
Como um velho jornal que sou, deveria estar debilitado pelo tempo, corroído por traças e superado, mas, ao contrário, estou muito vivo! Meu acervo foi digitalizado e está salvo! Cheguei revigorado ao meu centenário, data tão esperada e cheia de expectativas.
Parecia um sonho, mas foi tudo real. A comemoração dos meus 100 anos foi uma grande festa. Muitos dos que caminharam juntos nessa trajetória estavam lá para participar. Presença maciça de amigos, de perto e de longe, que há muito tempo não se viam.
Só tenho a agradecer… Foi uma noite perfeita, uma festa alegre, inesquecível, uma verdadeira apoteose.
Revigorei-me, entrei na era digital, passei a ser on-line com o site omunicipioonline.com.br e, com a colaboração de todos, espero ter forças para seguir em frente.
Muito obrigado!
Entrega dos DVDs
O diretor-proprietário do jornal O Município, José Maria Machado Veiga, entregou os DVD’s aos ex-prefeitos de Bicas ou seus representantes, contendo todos os exemplares do jornal publicados no período de seus mandatos.
Capas dos DVDs
Pronunciamentos
Alexsander de Castro Mendes, secretário de Cultura, Esporte e Lazer, aproveitou o ensejo e anunciou que o tema para o Carnaval 2020 será “Zé Kodak”… José Carlos Passos, o Zé Kodak, falou, com saudades, da época em que morou em Bicas, prometendo trazer para o Carnaval 2020, pelo menos, 8 blocos de Juiz de Fora para desfilar em Bicas, além de outras atrações e apoio. Cogitou até a volta da Sapolândia.
Geraldo Magela Longo dos Santos disse estar honrado em receber a recordação (DVD) e seu sentimento de satisfação é redobrado por fazer parte de um seleto rol de ex-prefeitos que comandaram os destinos dessa terra… Não desmereceu os demais, mas ressaltou o trabalho do Jacyr Moreira em favor dos menos favorecidos e agradeceu ao dr. Barreto por ter lhe dado a oportunidade de ser assessor jurídico da administração 2001/2004… Lembrou seu saudoso pai, Vicente Chacrinha, preferindo que ele tivesse sido prefeito em seu lugar, por inúmeros serviços prestados à população… Frisou que na sua administração poderia ter feito mais do que foi feito, mas o realizado foi com dignidade e honradez, não decepcionando seu pai… Elogiou o trabalho do jornal, do Veiguinha e familiares e parabenizou o secretário Alex pelo apoio ao evento, destacando que na sua administração apoiou, também, O Município…
O prefeito Honorio de Oliveira elogiou o trabalho de sua equipe, principalmente dos assessores presentes… Agradeceu e enalteceu o trabalho do Veiga, seu colega no grupo Coronel Souza, ressaltando as dificuldades de se manter um jornal em cidade pequena, ainda mais por 103 anos… Sublinhou que o jornal escreve a história de Bicas e região sem partidarismo, sem abusar das críticas e de outras situações desagradáveis, contando o que há de melhor nesses municípios… Disse mais que, enquanto estiver na prefeitura, vai apoiar, valorizar e reconhecer o trabalho do jornal… Cumprimentou os ex-prefeitos e representantes, destacando duas lideranças regionais que Bicas teve: Amilcar Rebouças e Gilson Lamha.
Ronaldo Mendes de Souza, emocionado, lembrou sua amizade com o bacharel José Maria Veiga, com o ex-vereador José Carlos Mendes de Araújo e com os ex-prefeitos Homerinho e Gilsinho, entre outros, lamentando ter se mudado de Bicas, cidade do seu coração… Lembrou de seu amigo de infância Carlos Augusto Veiga, que em seu livro “Um olhar para o passado” citou uma passagem sua com o Coronel Souza, seu avô… Agradeceu ao Veiguinha, aconselhando-o a seguir em frente e desejou que Deus iluminasse a todos!
Cartão
Impossibilitada de comparecer, Maria José Souza, neta do ex-prefeito José Maria de Oliveira Souza, enviou um cartão ao diretor-proprietário do jornal O Município, José Maria Machado Veiga.
Fotos: Willian M. Rocha