Nunca é tarde para começar: idosa de quase 90 anos volta à sala de aula em Rochedo de Minas

Reportagem Aristides dos Santos com informações e imagens do professor Carlos Alberto de Oliveira Júnior

“Há outros idosos do município querendo aprender a ler e a escrever, do zero ou quase isso”

Nunca é tarde para começar, dona Nuvem Marques de Mendonça, 89 anos, natural de de Rochedo de Minas-MG, é um exemplo de vida. Mulher guerreira, vida sofrida, décadas de privações e batalhando pela vida, com a missão de proteger e educar oito filhos.

Ela não teve condições de estudar e atravessou décadas sonhando em aprender a ler e a escrever.

Prestes a completar 90 anos de idade, ela resolveu voltar para sala de aula para integrar a primeira turma de um projeto de alfabetização da Sociedade São Vicente de Paulo, na Rua João Batista Bigboto, em Rochedo de Minas.

Carlos Alberto de Oliveira Júnior, 34 anos, tem idade para ser seu bisneto, mas é o professor alfabetizando dela e da turma, são sete alunos. O projeto teve início no dia 10 de outubro de 2024 e já tem fila de espera: há outros idosos do município querendo aprender a ler e a escrever, do zero ou quase isso.

Dona Nuvem faz parte da turma de alfabetização e letramento para idosos, um trabalho nascido da vontade da empresária e voluntária da SSVP, Engrácia Veronesi Barroso, e desenvolvido no espaço da Conferência Nossa Senhora da Piedade, no município de Rochedo de Minas.

Dona Nuvem é a mais velha da turma e, como conta, até já conhecia o “a, e, i, o, u”, foi apresentada às vogais mas não avançou no seu processo de alfabetização: “Fui na escola por 15 dias quando era criança, mas saí para trabalhar na roça com meu pai”- conta.

Ela disse à reportagem que, depois de casada e com oito filhos, fez questão que todos estudassem, pois sabia da importância da educação: “Eles tinham que ir para a escola, fazer a lição e só depois brincar”, lembra.

O projeto terá repercussão nacional através da Sociedade São Vicente de Paulo.

Diz o professor Carlos: “Começamos sem nenhuma grande pretensão e hoje contamos com alfabetização de 7 idosos. Nossa aluna mais velha possui 89 anos. Em janeiro nosso projeto sairá em uma reportagem no Boletim da SSVP nacional.

Ele confirmou que o projeto está com uma fila de espera para novas turmas.

O projeto é totalmente sem custos. A SSVP, através do projeto na Conferência Nossa Senhora da Piedade, implantou esse esforço em Rochedo, contudo, o modelo deverá ser implantado futuramente em todo Brasil e, em breve, em outros municípios da região.

Aristides Dos Santos

Formação: Graduação presencial em TV, Cinema, Rádio e Internet pela UNIBAN (Universidade Bandeirantes do estado de São Paulo), campus Osasco- SP. Habilitação: Trabalhos em audiovisual (cinema), atividades de radiodifusão RTV, produção de livros, revistas e jornais (impressos e digitais), criação e gestão de tráfego pago ou orgânico para internet

Fonte: difusorasjn.com.br