Nova sede da Secretaria de Educação é inaugurada

A nova sede da Secretaria Municipal de Educação de Bicas foi inaugurada oficialmente na noite de quinta-feira, dia 27 de setembro. Em primeiro lugar, o vereador Rafael Aquino utilizou da palavra para destacar a importância que o prefeito Honorio de Oliveira dá à educação do município, demonstrando isso, muito mais agora, ao inaugurar um local digno, com recursos próprios, em tempos de crise. Ressaltou que entrou com um projeto de lei denominando o local de “Professor Lourenço Benedicto Dore”, um dos precursores do desenvolvimento da educação de Bicas e tem certeza que os outros vereadores irão aprovar a indicação.

Mensagem da Secretaria de Educação e da Prefeitura de Bicas, lida pelo cerimonialista e Controlador Interno do Município, Maurílio Ferreira Muniz:

“Hoje inauguramos a nova sede da Secretaria Municipal de Educação, situada na rua dona Ana, rua oportunamente escolhida pela sua relevância histórica. Olhamos o passado… É necessário para compreendermos o presente. Rua dona Ana… Esse foi o nome escolhido para homenagear Ana Goulart de Oliveira, esposa do coronel Joaquim José de Souza, personagem ilustre, que participou ativamente do desenvolvimento da nossa cidade. Coronel Souza, assim, popularmente conhecido, além de político e benemérito de nossa cidade, trabalhou efetivamente a favor da emancipação política de Bicas, que pertencia a Guarará. Ele e outros dirigentes biquenses agiram com rapidez e prontidão e, no dia 07 de setembro de 1923, viabilizaram a emancipação, e Bicas deixou de ser distrito para se tornar um município. Há exatamente, 95 anos. A rua dona Ana começa na rua coronel Souza e vai até em frente ao sítio Santana. Nessa rua se encontram os prédios dos Correios, da Cemig, do antigo Fórum (hoje, Secretaria de Cultura) e da sede do jornal O Município. Essa rua foi e é berço e moradia de tantos ilustres educadores, que dedicaram suas vidas ao sublime exercício do magistério, para o engrandecimento de Bicas. A citar, temos: Maria Antonieta Gomes de Souza, Rosália de Almeida Silva e Souza, Maísa do Amaral Jardim, Regina Faria, Marília Curzio, Maria Mota, Celeida Farhat, Glorinha Barreto, Deusa Ferreira dos Santos, Lourdes Abrahão, Rosália Farhat, Maria Luíza Veiga, Sílvia Machado Veiga Clemente, Elenita Faria e Leonardo Faria. Olhando, ainda, para o passado, vislumbramos, à nossa direita, a família de beneméritos biquenses no sítio Santana, cuja sede foi palco de ilustres convidados como Juscelino Kubitschek. À esquerda, destacamos, a escola infantil O Colibri, sob a orientação da inesquecível educadora Maria Antonieta Gomes de Souza, e de sua nora, a professora Rosália de Almeida Silva e Souza. Ao fundo, relembramos a estrada de ferro Leopoldina, que mantinha o Liceu Operário, cuja a primeira diretora foi Alizira Breier, e o Senai, cujo primeiro diretor foi Lourenço Benedicto Dore. Pelos motivos citados, não haveria lugar mais significativo para sediar essa bela e moderna estrutura física, que representa a convergência de toda a educação biquense.”

Pronunciamentos

Professora Vera Rossi:

– Falou a respeito da participação de seu pai, Vicente Rossi, 100 anos, na educação biquense, através do Senai e do Liceu.

Diretora do Centro Municipal de Educação Infantil “Dejanira Fonseca de Oliveira”, professora Maristela Grossi Cardinelli:

– Fez um histórico sobre a importância da creche na cidade de Bicas.

Secretária Municipal de Educação, Sônia Maria Pereira Mattos:

Ressaltou a importância da nova sede da Secretaria Municipal de Educação, um marco educacional do município de Bicas.

Padre Dione Goulart:

Abençoou professores, alunos, a iniciativa, a obra e as chaves da Secretaria de Educação.

Discurso do prefeito Honorio de Oliveira

Bastante descontraído e de bem com a vida, o prefeito Honorio de Oliveira, saudou a todos, reviveu 2005, a primeira administração, lembrou da primeira secretária de Educação, Maria do Rosário Agrelli, que compartilhava uma sala pequena, com poucos auxiliares…

– Bicas é referência em educação;

– professor Lourenço fez a diferença na educação biquense;

– saudou especialmente o professor Dirceu de Souza Ramos, inspetor escolar do estado;

 – boa merenda escolar, secretárias eficientes (Rita Fonseca e, agora, Sônia Mattos), departamento pedagógico (Sonia Regina Silva) e etc fazem a diferença na educação biquense;

– com a inauguração dessa obra, economizaremos R$ 3.800 de aluguel por mês;

– a prefeitura não pode pagar aluguel, tem de gastar em programas sociais;

– já concluímos 80% da nossa proposta de governo, mesmo com a crise, e mesmo tendo retidos R$ 3.800.000, pelo governo estadual;

– 700 m2 de construção aí estão em prol da educação biquense;

– lembrou da importância da creche e da EJA;

– ao enaltecer, mais uma vez sua equipe de trabalho, concluiu: as eleições estão aí, cuidado com as enganações.

Professora Vera Rossi
Abrilhantando o evento, as crianças da E.M. Prefeito Gilson Lamha

Maristela Grossi Cardinelli (diretora do Centro Municipal de Educação Infantil “Dejanira Fonseca de Oliveira”)

Apresentação dos alunos da educação de Jovens e Adultos
Fanfarra Voluntários de Bicas

Padre Dione Goulart
Luizinho Sales (vice-prefeito), Luiz Fernando (secretário de Obras) e Sônia Mattos (secretária de Educação)

Prefeito Honorio de Oliveira e o vereador Rafael Aquino

Fonte: Prefeitura de Bicas