Na Banca do Padula

Na Banca do Padula

Peguei meu álbum de figurinhas e fui para a banca de revistas. Logo avistei uns moleques jogando “Poupinha” na beira da calçada.

No outro lado da rua, no ponto de táxi, Alvino Novaes lia o Jornal dos Sports. Ouvi quando Balanga perguntou se o Amarildo ia jogar contra o Vasco.

Encostado no poste em frente ao Tabuleiro da Baiana, Manoel Soares discutia política com o Zé Vieira. Bilucha voltava para casa com o jornal enrolado debaixo do braço…

Entrei, pedi dez pacotinhos de figurinhas. Quem me atendeu foi a Ione. Como sempre sorridente, me deixou escolher. Vivinha falou pra todo mundo ouvir: “Marta Rocha de novo na capa do Cruzeiro?”.

Zé Padula muito sacana brincou: “Você prefere ela ou a Tamanquinha?”. Eneida atendia dona Margot, que queria algo sobre tricô… Quando eu estava saindo, Betinho pediu para que eu abrisse os pacotes, se tivesse alguma repetida poderíamos trocar. Foi minha sorte, tirei uma carimbada.

Sargento Adão viu e me ofereceu dez pacotes em troca. Era a que faltava pra ele ganhar uma enceradeira. Entreguei por trinta. Ele colou ali mesmo, vi a página completa do álbum do Sargento, e ele dando risada…

Bicas sortuda.