Município se prepara para novo sistema de repasses do SUS
Uma alteração no sistema de repasses de recursos do SUS, que entra em vigor em janeiro de 2018, vai modificar consideravelmente o jeito com que as ações de Saúde são promovidas nos municípios.
Esse novo horizonte esteve em debate no seminário “O SUS Legal – financiamento da assistência e estratégias de implantação da unificação dos blocos”. O evento reuniu cerca de 700 secretários municipais de saúde no final de abril em Belo Horizonte.
A Prefeitura de Maripá de Minas esteve presente ao evento, representada pela Secretária de Saúde Daniela Ferreira Manoel. É a prova de que o Município está se preparando devidamente para o novo sistema, sempre priorizando a qualidade do atendimento prestado aos maripaenses.
O seminário foi promovido pelo Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O objetivo foi orientar os gestores para a implantação do novo critério de repasses do SUS.
Atualmente, a destinação de verbas obedece a vários blocos de financiamento vinculados a programas pré-definidos. Com a alteração, a partir do ano que vem o direcionamento de verbas vai seguir duas categorias econômicas.
O bloco de investimentos será direcionado à implantação e manutenção de unidades e outros itens de infraestrutura. Já o bloco de custeio vai financiar as ações e projetos de Saúde, sendo que os recursos serão alocados de acordo com a realidade local, a critério das administrações municipais.