Uma alteração no sistema de repasses de recursos do SUS, que entra em vigor em janeiro de 2018, vai modificar consideravelmente o jeito com que as ações de Saúde são promovidas nos municípios.
Esse novo horizonte esteve em debate no seminário “O SUS Legal – financiamento da assistência e estratégias de implantação da unificação dos blocos”. O evento reuniu cerca de 700 secretários municipais de saúde no final de abril em Belo Horizonte.
A Prefeitura de Maripá de Minas esteve presente ao evento, representada pela Secretária de Saúde Daniela Ferreira Manoel. É a prova de que o Município está se preparando devidamente para o novo sistema, sempre priorizando a qualidade do atendimento prestado aos maripaenses.
O seminário foi promovido pelo Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O objetivo foi orientar os gestores para a implantação do novo critério de repasses do SUS.
Atualmente, a destinação de verbas obedece a vários blocos de financiamento vinculados a programas pré-definidos. Com a alteração, a partir do ano que vem o direcionamento de verbas vai seguir duas categorias econômicas.
O bloco de investimentos será direcionado à implantação e manutenção de unidades e outros itens de infraestrutura. Já o bloco de custeio vai financiar as ações e projetos de Saúde, sendo que os recursos serão alocados de acordo com a realidade local, a critério das administrações municipais.
