
Galera apreciadora do samba do Eterno Aprendiz deu um jeito na rotina e chegou-chegando até a Câmara Municipal de Juiz de Fora, plena segundona, 14h30, pra mirar a entrega da Moção de Aplauso recebida pelo grupo, das mãos da vereadora proponente, Cida Oliveira, que mandou bem em suas redes sociais, assim… ó:
“Hoje tive a imensa honra de entregar uma Moção de Aplauso ao @grupoeternoaprendiz. Eles são um dos responsáveis por manter viva a tradição do samba em Juiz de Fora! É uma alegria viver ao mesmo tempo que vocês e poder compartilhar momentos de tamanha alegria regados a um bom samba!”


Bora ver o porquê da Moção de Aplauso…
A ideia do ETERNO APRENDIZ surgiu com os amigos Denilson Venturelli, Denílson Farias e Zé Arnaldo, em dezembro de 2008. Faz um tempão que eles se encontram para tocar, cantar e falar de samba.
Zé Arnaldo (criado), Denilson Venturelli, Denilson Farias e Lucas Farias (nascidos e criados) em Bicas (MG), residem em Juiz de Fora (MG).
Os Denilson´s, desde a adolescência, são amigos e sempre tocaram samba. Na década de 1990, formaram o conjunto “Mensageiros do Samba”, tido e havido como polêmico, por causa de sua formatação inédita: percussão, tendo o cavaquinho como único instrumento de harmonia (além de uma parafernália de som e eletrônica que mais parecia uma banda de rock). Ganharam vários festivais e eram convidados para apresentações na região, no estado do Rio de Janeiro e em várias outras cidades.
Zé Arnaldo é compositor e apaixonado por samba. Já venceu vários festivais e concursos de sambas de enredo na região, sendo um grande incentivador da cultura, como jornalista, principalmente, no jornal on-line O MUNICÍPIO.
Destacadamente, na década de 80, os três participaram intensamente dos agitados carnavais de Bicas, como autores e intérpretes de sambas de enredo.
Assim posto, surgiu a ideia de se resgatar os sambas consagrados dos eternos compositores. A surpresa aconteceu quando, na primeira apresentação do grupo, Lucas Farias, filho do Denison Farias, mostrou-se exímio percussionista, levantando a bandeira do samba da nova geração.
Daí, foi só um olhar para o outro e dizer: “Está formado o quarteto (percussão e cavaquinho).”
Mas, quando o violonista João Paulo Lanini se juntou ao grupo, o samba ficou mais melodioso, mais atraente, mais gostoso de se ouvir, e um novo caminho restou aberto, passando ainda pela posição, mais feras, como Fernando 7 Cordas e Felipe Vargas. O atual titular da viola é o eclético músico Romário Fernandes (o Romário, do Conjunto SOMA).
Vida que segue, quando o grupo deu um tempo, no período da pandemia de Covid-19, Lucas Farias se enveredou pelos caminhos do pagode. No lugar do percussionista, entrou seu irmão, o filho mais novo do Denilson Farias, o Thiago Farias: pandeirista de ouro, pegada firme, nota 10.
Certamente, todos chegaram ao samba porque viram nele a sofisticação musical da síncope e seus desdobramentos. Por reconhecerem que o samba é o som que representa a essência musical brasileira e por sentirem no samba a possibilidade de fruição artística natural.
Cada apresentação do ETERNO APRENDIZ é única, tendo em vista a improvisação, a liberdade, a “brincadeira” e a diversão que é tocar.
O repertório, feito dos sambas conhecidos dos melhores compositores-sambistas do Brasil, é escolhido com naturalidade: “O melhor do samba”.
Pessoal, prazer em conhecer! Tire sua conclusão ao assistir o ETERNO APRENDIZ, grupo gente boa, que admira, com o coração, o samba e a música dos brasileiros.
Para ver agenda e vídeos: @grupoeternoaprendiz


Moção de Aplauso – Eterno Aprendiz: https://drive.google.com/drive/folders/1riA5jWDoMehDSJm9bYkedq0O8GB73oIm?usp=sharing
Recado da JFTV Câmera | 35.1: favor baixar o vídeo. De 15 em 15 dias limpamos o nosso drive para otimizar o espaço.