Medalha Desembargador Hélio Costa
Em solenidade realizada nos salões do Esporte Clube Biquense, Renê Cozac recebeu a “Medalha Desembargador Hélio Costa”, destacada homenagem que lhe foi prestada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, por intermédio do Fórum da Comarca de Bicas, sob a direção do juiz de Direito Ricardo Domingos Andrade.
A honraria é concedida bienalmente e se destina a agraciar pessoas que prestam relevantes serviços ao Poder Judiciário da Comarca, e a indicação é feita por uma comissão constituída em conformidade com o que estabelece a Resolução nº 411/2003 do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
Após a composição da mesa de honra pelas inúmeras autoridades presentes e pelo homenageado e sua esposa, Maria Ignez Mesquita Cozac, foi declarada aberta a sessão solene pelo juiz Ricardo Domingos de Andrade.
Após a execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino do Poder Judiciário, as crianças do Grupo Entoar fizeram uma apresentação de música e dança.
Em seguida, foi apresentado o perfil do homenageado pelo seu amigo José Vicente Daniel:
“Renê Cozac é brasileiro, residente na cidade do Rio de Janeiro, onde atua na área de exportação, e na cidade de Pequeri, onde preside a Empresa de Mineração Santa Rosa, que desenvolve a atividade industrial de beneficiamento e comercialização de cristal de rocha para os mercados interno e externo.
Nascido no Rio de Janeiro, filho de pais estrangeiros, imigrantes da Síria para o Brasil na década de 1920, passou sua primeira infância no interior do Estado de Goiás – cidade de Ipameri.
Aos 11 anos, acompanhando a família, mudou-se para o Rio de Janeiro. Fez os seus primeiros estudos nos colégios Cardeal Leme e Pedro II, cursando, depois, a Faculdade de Economia e Ciências, da UERJ, sem se graduar.
Concluiu o Curso de Preparação de Oficiais da Reserva – CPOR – onde, após ter sido declarado aspirante e, mais um ano de estudos especiais, foi promovido ao posto de segundo tenente do Exército.
Entre várias atividades desenvolvidas, deu destaque à continuação do trabalho de comercialização do cristal de rocha, iniciado pelo seu pai, João Morad Cozac, na cidade de Cristalina – GO –, e, posteriormente, seguido pelos dois irmãos mais velhos.
A expansão do já tradicional negócio da família, a exportação do minério de cristal de rocha, requeria, cada vez mais tempo e trabalho árduo e, talvez, tenha sido a razão de trocar a faculdade pela dedicação exclusiva aos negócios.
O cristal de rocha é um quartzo de alta qualidade com baixo teor de contaminantes químicos.
As jazidas na Bahia (Oliveira dos Brejinhos) e Norte de Minas – Serra do Cabral (Joaquim Felício) foram, inicialmente, exploradas pela empresa familiar Telequartz Exportadora Ltda., pela qual eram feitas as exportações autorizadas pela CACEX, o órgão oficial que, à época, concedia as necessárias licenças para exportar, o que foi feito, em consideráveis quantidades para a Alemanha, Japão e Rússia, nos anos da rígida e fechada União Soviética.
O minério, popularmente chamado “lascas”, cuja qualidade era muito exigida pelos importadores estrangeiros, é submetido a beneficiamento manual, pedra por pedra, com 10 a 20 gramas, cada uma, em galpões conhecidos como “depósitos”, instalados em várias cidades do Brasil, o que dava oportunidade de emprego a pessoas sem qualificação específica, chegando a atingir, à época, a quantidade de 1.200 / 1.500 funcionários, dos quais um grande número pôde se regularizar com a posse de carteira de trabalho.
Como exemplo a ser citado, na vizinha cidade de Pequeri, a Empresa de Mineração Santa Rosa chegou a ter 400 funcionários.
Com o desenvolvimento da tecnologia, foi criado o “quartzo sintético”, de alta pureza, que reduziu para 10% os números acima mencionados.
A cidadania e a área social sempre tiveram a preocupação e o apoio do cidadão Renê Cozac, que dedica atenção e ajuda financeira a diversas obras sociais, culturais, religiosas e filantrópicas, como:
1-reforma e ampliação da Igreja Matriz São Pedro de Pequeri, aos cuidados do Pe. João Batista de Oliveira, de saudosa memória;
2-colaboração na construção do novo prédio da prefeitura, durante nossa gestão, como prefeito, nos anos de 1977/1982;
3-construção do Hospital de Pequeri, com instalações completas, que chegou a ser conveniado com o então INPS, na gestão do prefeito José Vicente Daniel, cujas paredes e fundações tinham sido iniciadas por voluntários pequerienses;
4-obra e transferência do Jardim de Infância Municipal, inicialmente situado em área Rural, de difícil acesso, para a área urbana da cidade de Pequeri, tendo sido posteriormente ampliado pela prefeitura;
5-participação e organização de eventos sociais, culturais, esportivos e beneficentes, como parceiros dos mais efetivos e atuantes;
6-doações regulares para a Associação Remer (Pequeri), dedicada à proteção física e social de crianças e adolescentes carentes e moradores de rua, sob a denominação de “Sítio Shalom”;
7- doações regulares à Associação Solidariedade de Crianças Excepcionais (Rua Uaruma, 80 – Higienópolis – Rio de Janeiro).
Pela sua atuação dinâmica e progressista, tanto na área empresarial como na social, o cidadão Renê Cozac recebeu o reconhecimento de entidades e associações, através de condecorações, diplomas, medalhas e títulos que lhe foram atribuídos… Vejamos:
1-como presidente da Empresa de Mineração Santa Rosa, recebeu da Federação da Indústria do Rio de Janeiro – FIRJAN – o prêmio “Rio Export 2011”, categoria Destaque Exportação Banco do Brasil;
2-condecorado (a mais alta honraria), em Belo Horizonte, pelo Soberano Grão Mestre Lázaro Emanuel Franco Sales, do GOMG/COMAB, como “Reconhecimento Maçônico” por sua atuação em diversas áreas assistências e filantrópicas;
3-condecorado com a Medalha “2 de Ouro”, pelo Comandante Renato Sampaio Prestes, do 2º Batalhão da Polícia Militar de MG, pelos serviços prestados à Corporação;
4-recebeu a Comenda Internacional “Luiz de Camões”, da Real Academia de Letras de Porto Alegre;
5-recebeu a Comenda “Escritor José Vicente Daniel”, instituída pela Real Academia de Letras de Porto Alegre e Confederação da Ordem dos Poetas Brasil;
6-recebeu o Título “Expressão e Mérito”, do jornal Tribuna de Minas, de Juiz de Fora;
7-é, ainda, “Cidadão Honorário” dos municípios de Pequeri, Joaquim Felício e Corinto.
Parabéns querido amigo Renê Cozac. Que Deus ilumine sempre a sua vida e que abençoe seus passos, juntamente a todos de sua família.”
Logo após, o juiz Ricardo Domingos de Andrade entregou a medalha Desembargador Hélio Costa ao homenageado e, em seguida, Adriana Lúcia de Andrade, esposa juiz de Direito, fez a entrega de um buquê de flores a Maria Ignez Mesquita Cozac, esposa do homenageado.
O juiz, diretor do Fórum da Comarca de Bicas, usou da palavra para destacar o homenageado:
“Homem íntegro, preocupado em ajudar a fazer justiça, sempre dedicado à sua profissão, à sua família e à sua gente; firme nos princípios que defende, os quais trouxe de seus pais e amigos, tornando exemplo maior para seus filhos.”
Falou, também dos dois últimos homenageados, o Prefeito de Bicas, Honório de Oliveira, e o médico Nilson Guanapi Rossi, que estavam presentes.
Em seguida, Renê Cozac recebeu uma homenagem do genro, Joaquim Simeão de Faria Neto, em nome da família, e da advogada Maria Cristina de Souza Carreiro, representante da 5ª Subseção da OAB de Bicas.
Ao final, o Renê Cozac agradeceu, emocionado, a homenagem recebida.
Encerrada a sessão, aconteceu um jantar dançante, com serviços do Martha´s Buffet e música da Orquestra Além Paraíba.
Fotos: Volmer Monteiro