Marlon Siqueira apresenta Representação para criação de uma unidade da Delegacia Rural em Juiz de Fora
A proposta do vereador Marlon Siqueira contou com a subscrição de outros 13 vereadores; documento será enviado ao governador Romeu Zema cobrando uma unidade especializada em combater e investigar os crimes na Zona Rural
A Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) aprovou uma Representação ao governo do estado de Minas Gerais, solicitando que seja implantada em Juiz de Fora uma unidade da Delegacia Especializada em Crimes Rurais da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) para dar mais efetividade ao combate e apuração de crimes praticados nas áreas rurais, como roubo em propriedades. A ação política partiu do vereador Marlon Siqueira (PP) e contou com a subscrição de outros 13 parlamentares.
“Juiz de Fora tem mais de 2.200 km de estradas vicinais, uma área maior do que a capital Belo Horizonte e é referência econômica em uma região ainda marcada pela produção leiteira, e com muitas propriedades rurais – fatos que já justificariam uma Delegacia Rural. Porém, o que motiva a ação é uma sensação de aumento tanto na quantidade quanto na gravidade de crimes cometidos, mesmo com o esforço das forças políciais”, destaca Marlon, apontando a sensação de insegurança crescente no meio rural. ”O desenvolvimento rural precisa de segurança para se viabilizar. A fixação do homem no campo é um investimento a favor da nossa segurança alimentar e contra a favelização dos grandes centros urbanos”, pontuou.
Segundo o vereador, a proposta surgiu após a criação da primeira delegacia do tipo, na cidade de Araxá, em 2019. A unidade seria dedicada à apuração de delitos comumente cometidos contra a população rural como o roubo de gado, os conflitos de propriedades e os assaltos, que costumam contar com muita violência. Além disso, o modo de agir característico desses criminosos e as dificuldades inerentes ao meio – como pouca comunicação por telefone e internet e amplo espaço para atuação ou fuga – aumentam a necessidade de estratégias específicas para combater e apurar esses crimes. A Delegacia Rural seria ainda uma referência para onde os produtores rurais, juiz-foranos e de toda região, possam direcionar suas demandas de segurança.
O texto foi aprovado em plenário e foi enviado ao governador Romeu Zema (NOVO).