Vagner e Geraldinho do Caneco vão governar Maripá de Minas
pelos próximos 4 anos
Eleito com 1.578 votos, o produtor rural Vagner Fonseca Costa assume, no dia 1º de janeiro de 2021, seu terceiro mandato à frente da Prefeitura de Maripá de Minas, ao lado do vice Geraldinho do Caneco. O Plano de Governo que o futuro prefeito fez chegar aos seus conterrâneos deixa clara a linha mestra do próximo ciclo de trabalho.
É verdade que o documento defende a manutenção das conquistas obtidas até aqui. Mas as propostas também apontam para um jeito dinâmico de se pensar a cidade, buscando atender a comunidade de forma eficiente e igualitária, sempre em sintonia com as exigências impostas pelos novos tempos.
Para encarar de frente os desafios, Vagner não abre mão de uma ferramenta que consagrou nas duas passagens anteriores pela Prefeitura de Maripá de Minas. Trata-se da participação popular, aglutinando os esforços e todas as correntes de pensamento que visem ao equilíbrio sócio-econômico-ambiental do município.
Planejar para crescer e construir
Deve-se à visão de futuro e à força do coletivo a elaboração do Plano de Gestão Estratégica de Maripá de Minas, sob a liderança de Vagner ainda em seu primeiro mandato. “É um documento de extrema importância que norteia o trabalho em todos os sentidos. Nele está muito claro a cidade que temos e a cidade que queremos no futuro. O conteúdo traz bem formulados todos os percalços e oportunidades para atingirmos nossos objetivos e metas”, resume.
A base sólida oferecida pelo Plano Estratégico pode ser vista nas propostas de governo de Vagner e Geraldinho. Um bom exemplo é a construção do prédio da terceira escola, um passo que só será possível graças ao projeto grandioso lançado em 2011 para dotar o Município de um Centro Administrativo numa extensa área da Rua Oswaldo Machado.
“Estamos sonhando alto sim. É algo tão grande, que não cabe numa administração somente. Demos o pontapé inicial adquirindo a área e investindo na infraestrutura, além de construir a creche, a farmácia e a UBS. O prefeito Sebastião deu prosseguimento, avançando na urbanização, finalizando o Centro de Saúde e adquirindo o terreno da terceira escola. Agora vamos dar prosseguimento, colocando mais alguns tijolos na construção desse sonho”, prevê ele.
De acordo com o projeto, o novo complexo da Educação terá ensino por faixas etárias e cursos técnicos e profissionalizantes. A estrutura vai contar, ainda, com quadra poliesportiva, almoxarifado, garagem, a Secretaria de Obras, o Departamento de Agricultura e estrutura para eventos como a Festa do Peão e a Exposição Agropecuária.

Avançar é mais do que preciso
A observação criteriosa do cenário atual e das principais necessidades da Família Maripá (como Vagner identifica carinhosamente a comunidade maripaense) também estão na base de outros grandes avanços previstos no Plano de Governo 2021-2024. É o caso do Complexo Esportivo ao lado do Estádio Municipal Giacomínio Trezza e da Casa de Campo voltada para a educação ambiental e encontros da Melhor Idade.


Na mesma linha está o sistema de limpeza dos córregos. “Nossa ideia é construir uma barragem para regular a vazão de alguns cursos d’água da cidade. Assim vamos promover a limpeza do Córrego do Meio e do Ribeirão Maripá, principalmente durante a seca, quando o volume de água é bastante reduzido”. Vagner lembra que o projeto extrapola os limites da cidade, já que interessa também aos municípios vizinhos banhados pelos córregos e ribeirões que atravessam Maripá.
Experiência administrativa e trajetória política consolidada
Vagner foi eleito pela primeira vez aos 18 anos e se tornou o vereador mais jovem do Brasil a assumir a presidência de uma Câmara Municipal. Em 2008 se elegeu como o prefeito mais jovem da história de Maripá e depois foi reeleito para mais quatro anos. É o primeiro maripaense a chegar por três vezes ao cargo máximo do Município depois de passar pelo crivo das urnas.
Exímio negociador, Vagner tem ao seu lado a experiência e a ampla visão que possui a respeito de vários aspectos que envolvem a região. É assim que espera manter a cidade no ciclo virtuoso que ele próprio iniciou em seu primeiro mandato, quando tirou a cidade de um dos momentos mais difíceis de sua história do ponto de vista financeiro e administrativo.
“Sei da grande responsabilidade que é receber, pela terceira vez, a confiança da Família Maripá. Minha gratidão é enorme. Na mesma medida é grande a nossa vontade de acertar e realizar um trabalho focado no bem de toda a cidade. Que todos tenham a certeza de que esse será nosso foco do início ao fim de nosso mandato”, garante.

Com a força de Deus e o apoio da família
Além do apoio popular, Vagner aposta no trabalho e na dedicação da equipe de servidores municipais para fazer um bom governo. Na mesma medida, ele espera contar com o apoio da Câmara de Vereadores e de todas as entidades representativas do Município. “A eleição é passado. Agora a única bandeira que importa é a da nossa Maripá de Minas”, afirma ele.
Vagner é o caçula dos cinco filhos do senhor Jacy Costa e da dona Maria da Glória Fonseca Costa. É casado com Nívea Ricardo Fonseca e pai de três filhos: Daniela, Lázaro e Laura. E é na família, que o futuro mandatário pode contar com o indispensável porto seguro para enfrentar os desafios que se apresentarem durante a nova caminhada.
“Jamais chegaria até aqui sem a força de Deus, a confiança do povo maripaense e o apoio incondicional da minha família. Agradeço enormemente por tudo que meus familiares me doam com tanta generosidade. Tudo isso só faz sentido porque eles estão ao meu lado, me amparando e me amando sem restrições. Muito obrigado a eles e, também, a toda a Família Maripá”, finaliza emocionado.