Mais de 13.000 crianças participam da Semana da Criança Abrasel

Iniciativa levará crianças de escolas, casas de acolhimento e ONGs de todo o país para uma semana de experiências gastronômicas e recreativas

A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) promove, de 7 a 12 de outubro, a Semana da Criança Abrasel, uma iniciativa que levará mais de 13.000 meninos e meninas de escolas, casas de acolhimento e ONGs de todo o país para vivenciar experiências únicas em cerca de 350 restaurantes associados. O evento busca proporcionar um ambiente de socialização, diversão e aprendizado por meio de atividades gastronômicas e recreativas.

Em Juiz de Fora, a iniciativa será realizada em parceria com a Amac e a previsão é proporcionar a experiência a cerca de 300 crianças e adolescentes. Mais de 30 restaurantes e lanchonetes se inscreveram para participar, e o número aumenta a cada dia.

Como funciona?

A Semana da Criança começou de forma modesta em 2007, em Londrina/PR, quando Richi Amaral, proprietária de uma pizzaria, resolveu oferecer um dia especial de gastronomia e diversão para crianças da região. Desde então, a ideia se espalhou pelo Brasil e, hoje, o evento já atendeu mais de 100 mil crianças, tornando-se uma celebração de cidadania, inclusão e solidariedade.

Durante a Semana da Criança, os pequenos terão a oportunidade de conhecer de perto a rotina de profissionais do setor de Alimentação Fora do Lar, como chefs e garçons, além de visitas às cozinhas dos restaurantes, interação com os equipamentos e atividades lúdicas. O evento é pensado de forma didática, garantindo uma experiência divertida e educativa.

Segundo Paulo Solmucci, presidente da Abrasel Nacional, o evento reforça o papel social do setor de Alimentação Fora do Lar. “Ao abrir as portas de seus estabelecimentos, os empreendedores também se transformam. É uma via de mão dupla: as crianças ganham uma experiência nova, e os profissionais se sentem tocados pela ação”, destaca.

A Presidente da Abrasel Zona da Mata, Francele Galil, destaca a importância desse tipo de iniciativa e da parceria com a Amac. “É muito importante pra Abrasel poder proporcionar essa experiência para as crianças e os adolescentes da cidade. Ainda mais porque o setor de alimentação fora do lar, muitas vezes, é o primeiro emprego de muitas pessoas, além de ser uma possibilidade de renda extra para as famílias. É muito bom poder mostrar como as empresas do setor funcional e também proporcionar uma experiência lúdica”.

A Gerente de Proteção Especial, Bianca Brandel, e a Gerente de Proteção Básica, Luciana Rezende, explicam que a AMAC é uma instituição que está complementando 40 anos. “Nossa trajetória foi escrita com olhar de cuidado e proteção para todos os cidadãos de Juiz de Fora em especial para as crianças. Neste sentido, há três anos, a parceria estabelecida com a Abrasel trouxe muitos frutos positivos, pois propiciou que centenas de crianças pudessem experienciar momentos únicos de acesso a restaurantes e alimentações que muitas das vezes não são de suas vivências. Agradecemos a todos os estabelecimentos que aderem a proposta e abrem as portas para nos receber com tanto carinho”

Como participar?

Empreendedores do setor de bares e restaurantes que desejam participar podem entrar em contato com a Abrasel Zona da Mata pelo whatsapp (32) 99818-0827 informando o desejo de participar. Uma representante da Amac (Associação Municipal de Apoio Comunitário), entrará em contato com o representante do restaurante para levantar qual a faixa de idade, o número de crianças que o empresário deseja receber, e o dia e o horário melhores pra ele.

Com essa referência, a Amac faz o contato com os Centros de Convivência e as creches executadas pela associação. Os restaurantes são incentivados a criar pratos saudáveis, voltados para o público infantil e a promover atividades lúdicas em seus espaços de recreação.