Maio Amarelo: Câmara apoia campanha nacional de educação no trânsito
Coisas simples como caminhar na calçada, procurar uma faixa para atravessar, esperar a vez no semáforo, são medidas que podem prevenir a vida de todos. E essa lógica vale para quem está de bicicleta, de motocicleta, no carro de passeio ou em um veículo grande.
O Maio Amarelo também busca conscientizar o motorista sobre o uso de telefone celular, o não uso do cinto de segurança, a ingestão de bebida alcóolica, entre outras atitudes não permitidas no trânsito.
Em uma década, Brasil reduziu em 30% mortes por acidentes de trânsito
De acordo com informações do site Agência Brasil, entre 2011 e 2021, o Brasil reduziu em 30% o número de mortes causadas por acidentes de trânsito. O número foi divulgado pelo secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro. Segundo ele, em 2011, 42 mil pessoas morriam, por ano, em acidentes de trânsito. Atualmente, o total está em 30 mil.
“Vale destacar que o Código de Trânsito Brasileiro é um dos mais rigorosos do mundo em termos de legislação”, disse, citando que poucos países adotam, por exemplo, tolerância zero para álcool, como o Brasil.
Se comparado ao ano de 2020, houve uma redução de cerca 33% no número de acidentes fatais em 2021. Foram registradas mais de 34 mil mortes no trânsito brasileiro em 2020, enquanto o ano seguinte registrou mais de 22 mil óbitos. Contudo, especialistas alertam que a diminuição dos números no último ano não significa mudança real, já que muitos veículos deixaram de circular por causa das restrições da pandemia.
Ações da Câmara
Além de aderir à campanha com intuito de conscientizar a população, a Câmara dos Vereadores está atuante em busca de melhorias no trânsito de nossa região. Já foram apresentados requerimentos solicitando estudos para melhorar o trânsito da cidade, projetos de lei para avaliação periódica das vias públicas urbanas e rurais de responsabilidade do município, e ainda indicações para adicionar ou pintar faixas de pedestres, entre outras melhorias.