Lula inaugura viaduto Roza Cabinda em Juiz de Fora e anuncia obras nas BRs 267 e 499; veja outros anúncios

Cerimônia na tarde desta sexta-feira (28) marcou inauguração e divulgações de trabalhos na região. Ministros, políticos e apoiadores estiveram presentes.

Por Carol Delgado, Juliana Netto, Victória Jenz, g1 Zona da Mata — Juiz de Fora
28/06/2024 17h15 Atualizado há 11 horas

Viaduto Roza Cabinda, em Juiz de Fora — Foto: João Lima/Divulgação

Com a presença do presidente Lula (PT), o viaduto Roza Cabinda foi inaugurado na tarde desta sexta-feira (28) em Juiz de Fora. Durante a solenidade, que contou com a presença de políticos, ministros e apoiadores, também foram anunciados obras nas BRs 267 e 499, criação de escolas e outros. Veja mais abaixo.

Os trabalhos tiveram início no fim de maio do ano passado, com investimento inicial estimado em R$ 20 milhões, e previsão de entrega para maio de 2024.

objetivo da construção é ligar a Zona Leste da cidade ao Centro, evitando a passagem em nível, aliviando, assim, os congestionamentos causados pela circulação do trem.

“Esse viaduto vai unir a cidade. A linha férrea divide o município no meio. Então estamos aqui para melhorar a mobilidade e salvar vidas, quantas pessoas já morreram nessas linhas”, disse a prefeita Margarida Salomão (PT).

Com a presença de Lula, viaduto Roza Cabinda é inaugurado em Juiz de Fora — Foto: Rodrigo Soares/TV Integração

A obra fez parte de um acordo ferroviário entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e MRS, onde o Governo Federal entrou com R$ 16 milhões e a Prefeitura R$ 4 milhões.

Primeiro viaduto com nome de mulher

O nome do viaduto é uma homenagem a Roza Cabinda, primeira negra a utilizar a Justiça para obter a liberdade em Juiz de Fora. Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU), trata-se da primeira estrutura do município a receber nomenclatura de uma mulher.

Roza nasceu na África, embarcada no Porto de Cabinda. Foi sequestrada e trazida para o Brasil para ser escravizada.

Com a presença de Lula, viaduto Roza Cabinda é inaugurado em Juiz de Fora — Foto: Victória Jenz/g1

Escrava da família Halfeld, em 1873, ofereceu a eles o valor pelo qual havia sido avaliada em 1867 e requereu a liberdade, mas teve o pedido negado pelo comendador Henrique Halfeld, patriarca da família.

Ela, então, apadrinhada pelos filhos do comendador, entrou na Justiça e, enfim, conseguiu a liberdade.

A africana também dá nome a Medalha Roza Cabinda, prêmio que reconhece a luta das mulheres que contribuem para avanço de Juiz de Fora. A iniciativa foi criada como uma espécie de contrapartida a Medalha Henrique Halfeld, que costuma homenagear homens.

Outros anúncios

Na mesma ocasião, Lula assinou duas ordens de serviço para o contrato de manutenção/conservação na BR-267 (km 7,6 ao km 115,1) e o contrato de conservação/recuperação que contempla segmentos da BR-267 (km 118,3 ao 213,2) e da BR-499 (km 0 ao km 4,9). As rodovias ligam Juiz de Fora a Leopoldina, Juiz de Fora a Bom Jardim de Minas e trevo de Santos Dumont, respectivamente.

O prazo estimado para conclusão das intervenções é de até 24 meses e o investimento gira em torno de R$ 88 milhões.

Já o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou a construção de uma escola em tempo integral em Juiz de Fora, além da criação de um Instituto Federal (IF Sudeste) em São João Nepomuceno.

Ainda durante a cerimônia, foi divulgado a construção de um viaduto no Bairro Mariano Procópio, com custo de R$ 16 milhões, e da duplicação e faixa adicional da BR-040, entre Juiz de Fora a Belo Horizonte. Não foi informado quando começa as obras dos anúncios divulgados.