Justiça proíbe banco de conceder empréstimo consignado sem permissão
De acordo com o Procon, há consumidores que alegam que não tiveram contato com a instituição financeira
Consumidores são abordados por correspondentes bancários
O superintendente do Procon, Eduardo Floriano, explica que os consumidores são, em parte, abordados por correspondentes bancários. Dessa forma, estabelecimentos ou outra pessoa jurídica oferecem serviços bancários específicos e recebem comissão por isso. “A maioria dos correspondentes trabalha em lojas que possibilitam empréstimos, fazendo assim, essa conexão entre o banco e o consumidor.”
O superintendente ressalta que o banco não possui agencia em Juiz de Fora, então atua via correspondentes bancários. “Uma das problemáticas identificadas é que esses correspondentes, às vezes, atuam à margem da lei, ou seja, explicam uma ideia, e o consumidor entende que está fazendo um tipo de operação, quando, na verdade, está fazendo outra.”
Floriano esclarece que os profissionais chegam até o cliente com propostas de diversos acordos. “Cada banco tem um tipo de consumidor: para financiamento de carro, consignado, consórcio e outros serviços.” Além disso, ele ainda destaca que essa procura pode partir do próprio consumidor, através de pesquisas pela internet no site do banco. “Alguns ainda acabam realizando a contratação on-line”, acrescenta.
Cuidado com os dados
A orientação é de que, preferencialmente, o consumidor que deseja fazer um contrato bancário tenha primeiro clareza sobre o que está assinando. Além disso, a formalização deve acontecer por meio de um canal seguro. “Caso o serviço seja feito por um correspondente bancário, é necessário que o interessado consulte primeiro com o próprio Procon, para saber se o contratante é de confiança”, orienta.
Também é importante que o consumidor esteja atento aos seus dados, e nunca disponibilize os mesmos, sem saber para que serve a utilização.
Caso o consumidor tenha problemas com a instituição financeira, a orientação é que procure, primeiramente, a ouvidoria do banco. E, se não tiver o pleito atendido, pode acionar o Procon. O serviço acontece prioritariamente pelo telefone, mas, em casos urgentes, é possível agendar atendimento pessoalmente.
Fonte: Tribuna de Minas deste domingo, 25/04/2021