omunicipioonline.com.br
Juiz de Fora participou, entre 9 e 11 de dezembro, da imersão do Programa AdaptaCidades, que reúne municípios brasileiros para fortalecer políticas de adaptação climática. O município foi um dos dez representantes mineiros selecionados para receber apoio técnico e capacitação.
Durante a abertura do evento, a cidade recebeu destaque nacional após ser citada pelo pesquisador José Bertotti como referência em federalismo climático, graças à parceria entre a Prefeitura e a UFJF para implantação de uma usina de biometano — iniciativa que transforma resíduos em energia limpa e reduz emissões.
A comitiva local, integrada por representantes das secretarias de Meio Ambiente, Governo e da Empav, participou de oficinas e trocas de experiências com outros municípios. O encontro reforçou a necessidade de políticas integradas que envolvem áreas como mobilidade, saúde, habitação, infraestrutura e assistência social.
Segundo a secretária Aline Junqueira, o Plano Local de Adaptação Climática será construído com ampla participação social e alinhado às ações estruturantes do município. Ela destacou ainda que, apesar de Juiz de Fora ter quase um quarto da população em áreas de risco, não há registro de vítimas fatais desde 2021.
O AdaptaCidades é promovido pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com o ICLEI, do qual Juiz de Fora faz parte.