O tema do festival gastronômico JF Sabor em 2025 será “Ouro de Minas”. Promovido pela Abrasel Zona da Mata, o festival gastronômico traz o queijo como ingrediente obrigatório para as nove categorias a serem disputadas. O anúncio do tema foi realizado durante a realização de uma Tribuna Livre na Câmara Municipal de Juiz de Fora. O JF Sabor “Ouro de Minas” será realizado entre 19 de setembro e 26 de outubro e as empresas interessadas em participar poderão se inscrever através do site www.jfsabor.com ,entre 15 de abril e 31 de maio.
“Ao escolher esse insumo a Abrasel valoriza todo o processo produtivo do queijo em Minas, seja em pequena ou larga escala, valorizando desde os pequenos produtores artesanais até a grande indústria. Afinal, o queijo é um produto intimamente ligado ao povo mineiro, à nossa economia e à nossa gastronomia”, argumenta a presidente da Abrasel ZM, Francele Galil, destacando que ainda que a forma de produzir o queijo minas artesanal foi considerada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade e que 40% da produção de queijo do Brasil sai do nosso Estado.
Nesta edição ”JF Sabor: Ouro de Minas” o desafio dos chefs será desenvolver receitas utilizando, de forma harmônica, dois tipos de queijo: um a escolha da casa participante e um Queijo Minas, independente do estado de maturação, seja ele frescal, meia cura, curado ou Queijo Minas Artesanal (feitos com leite de vaca cru, sem pasteurização, com uso do pingo, fabricados em dez são regiões de Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Diamantina, Entre Serras da Piedade ao Caraça, Serra do Salitre, Serro, Triângulo Mineiro e Serras da Ibitipoca). “O queijo é um dos alimentos mais antigos da humanidade e o nosso queijo Minas é um verdadeiro tesouro da gastronomia mineira. Os participantes terão que encontrar um equilíbrio entre os dois queijos para conquistar o júri técnico e os consumidores”, afirma o coordenador da Faculdade de Gastronomia EnsinE /Dispropan e coordenador do Júri que avaliará os pratos participantes, Tibério Alfredo.
O Festival
O público terá 38 dias para se deliciar com iguarias exclusivas em nove categorias competitivas: cozinha oriental, sanduíche/hambúrguer, pizzas, massas, quitandas, self-service, sobremesas / confeitaria, petiscos/porções e prato principal.
Para levar o troféu de campeã as receitas precisam agradar ao público e a um júri especializado que avaliará a Criatividade e Relevância Cultural; Harmonia, Sabores e Técnica de Cocção; Apresentação e estética do prato; Aplicação dos Ingredientes obrigatórios definidos no Regulamento do Evento, este ano um queijo Minas e um queijo à escolha do participante; e a utilização do material de divulgação do JF Sabor. A soma das notas dos jurados e da votação popular vai definir os vencedores.