Irene Carvalho Pessoa
Prezado Dr. José Maria Veiga.
Gostaria de lamentar a morte do seu irmão, Dr. Carlos Augusto. Ainda no início do ano passado tive a honra de conversar numa tarde com ele, em sua residência. No curto período de nossa conversa, depreendi o profundo conhecimento e carinho que tinha da cidade de Bicas e seus habitantes.
Gostaria de solicitar ao Sr. a análise da inclusão da nota abaixo, na aba “OBITUÁRIO” do Jornal O MUNICÍPIO”, referente a uma tia minha, BIQUENSE, falecida em Casal Sancho, Portugal, com 102 anos. Possivelmente, a biquense mais antiga até então.
“Falecimento de IRENE CARVALHO PESSOA em 03 de fevereiro de 2018
Faleceu em Casal Sancho, Portugal, a Sra. IRENE CARVALHO PESSOA, biquense, minha tia, nascida em 19 de maio de 1915. Era filha de Francisco Rodrigues Carvalho e Maria Clotildes de Carvalho, portugueses da mesma localidade de Casal Sancho, meus avós paternos. Meus avós vieram para Bicas por volta de 1900, trazidos pelo Capitão Francisco dos Santos Guimarães, conterrâneo, que foi Chefe das Oficinas da Leopoldina Railway em Bicas.
Possivelmente, nos dias atuais, era a biquense mais antiga que ainda vivia.
Com a morte do meu avô, em 1919, minha avó “tomou” os três filhos menores, todos biquenses, meu pai Oswaldo Rodrigues Carvalho, minha tia Irene e minha outra tia Áurea de Carvalho Cardoso e retornou para Casal Sancho onde recomeçaram a vida.
Muito lúcida, apesar da idade, detalhou diversos momentos da vida dela e do meu pai, nas oportunidades que estive com ele em Portugal. Uma riqueza de conhecimento da vida.
Que Deus a receba junto a todos os membros da família de meus antepassados que, com sua morte, se extingue para nós”
Cordialmente,
João Francisco Marques Carvalho
Florianópolis/SC