Interferências urbanísticas
A última grande obra, com notáveis interferências urbanísticas, ocorrida na nossa pacata, porém barulhenta (som automotivo desordenado) cidade, foi no mandato do Prefeito Hélio Monteiro da Silva (meu tio), nos anos 1960.
A canalização de parte do Córrego Saracura (São José), no trecho entre as Avenida Bianco e a Travessa São Francisco (até o encontro com o afluente que vem da Rua Morvan Dias de Figueiredo (rua da Caixa).
Essa grande obra eliminou as enchentes constantes nessa parte da cidade e funciona magnificamente até os dias de hoje (mesmo com várias interferências nefastas da COPASA e de alguns moradores que usam essa faixa non aedificandi como propriedade privada), além da canalização de 3 pontes que foram edificadas com seções muito bem dimensionadas pra vários anos. Uma na Avenida Bianco, outra na interseção com as Ruas Olegário Maciel (Rua do Café) e Prefeito Nilson Batista Vieira e a última na Travessa São Francisco. Os recursos foram obtidos no antigo DNOS (Departamento Nacional de Obras de Saneamento).
Atualmente várias obras de reurbanização estão sendo concluídas simultaneamente, mudando de vez a “cara da cidade”. Na “Reta”, Avenida Gov. Valadares com Luis Ferrari, é uma prova disso.
A maior dessas obras é da alameda ou passeio público entre as Ruas Prefeito Oliveira Souza (entrada do Bairro Santana) e a Dr. Melo Viana. Além das calçadas largas (largura de 1,50 a 2,0m), rampas de acessibilidade nas extremidades, escadas amplas, nova iluminação e paisagismo, as ruas adjacentes e confrontantes receberam várias benfeitorias: alargamento da Rua Dr. Melo Viana, o que possibilitará mais uma opção no trânsito, rede coletora de águas pluviais, com lançamento na Rua Prefeito Barroso, possibilitando uma grande redução na vazão do Córrego São José, a montante da “garganta do Moreira”.
Mas, o melhor, além dos 900,0metros de extensão (possibilitando caminhadas seguras e planas), essa intervenção vai descongestionar o tráfego na Rua Santa Teresa, pois agora pra sair de Bicas pra JF basta “pegar” a Melo Viana até a BR-267 no Bairro Edgar Moreira. A ideia é fazer mão única na Melo Viana e na Prefeito Oliveira Souza.
A antiga mina de água foi remanejada e remodelada, ficando muito mais protegida e mais acessível, com iluminação e paisagismo. Pra fechar com chave de ouro, as ruas citadas do entorno receberão nova camada de asfalto quente, além de sinalização horizontal e vertical, mais corrimãos e guarda-corpos nas calçadas.
É ou não uma mudança urbanística de qualidade?
Nessas alturas, vou tirar o chapéu pro Tri-Prefeito-Honório, meu amigo desde os tempos de Jesuítas, e cumpridor da regra básica que tornou meu pai Amilcar Verlangieri Rebouças lembrado por todos os biquenses: o trato sério e correto com a coisa pública!