Inmet emite novo alerta de chuvas intensas para a Zona da Mata
No entanto, áreas de instabilidade que atuam na região começam a migrar para as regiões Oeste e Sul de Minas
Por Tribuna
11/01/2022 às 22h11
A previsão de chuva continua em diversas cidades de Minas Gerais, incluindo Juiz de Fora. Na tarde desta terça, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou novo alerta para a ocorrência de chuvas intensas, entre 30 e 60 milímetros por hora, para a Zona da Mata até a quarta.
A boa notícia é que as áreas de instabilidade que atuavam na Zona da Mata desde o fim de semana começam a migrar para as regiões Oeste e Sul de Minas, fazendo com que o volume de chuvas diminua em relação aos últimos dias. Ainda assim, o tempo chuvoso deve permanecer em Juiz de Fora ao longo da semana.
Nesta quarta, mesmo com a previsão de chuva, a temperatura se mantém com máxima de 26 graus e mínima de 17. Situação semelhante ao registrado nesta terça pelos termômetros do 5º Distrito de Meteorologia do Inmet, instalados no Campus da UFJF, que aferiram máxima de 25,5 graus e mínima de 18,2.
Grande volume
Em 24h, entre 9h de segunda e 9h desta terça, choveu 70 milímetros no Distrito Industrial, na Zona Norte. Esse foi o local com maior acumulado no período, de acordo com os pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais Naturais (Cemaden). Já entre 19h de segunda e 19h de terça, as regiões com maior concentração pluviométrica, segundo o Inmet, foram Cidade Universitária (57,24 milímetros), seguida da Represa João Penido (46,56 milímetros) e do Distrito Industrial (44,25 milímetros).
Para efeitos de comparação, o Inmet, que registra o tempo e a temperatura na cidade há mais de cem anos, prevê para janeiro um acumulado de 322 milímetros no município. Até a manhã desta segunda-feira havia chovido 263 milímetros nos 11 primeiros dias do ano. Ou seja, 81% do esperado.
Fonte: Tribuna de Minas