Inmet emite alerta de chuvas intensas para Zona da Mata

Instabilidade é provocada pela Zona de Convergência do Atlântico Sul e atinge todo estado de Minas neste fim de semana

Por Mariana Floriano, sob supervisão de Regina Campos
29/01/2022 às 17h51

A atuação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) entre a região Norte do Brasil e o litoral dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro contribui para a manutenção do tempo instável em diversas regiões do Estado de Minas Gerais, incluindo a Zona da Mata. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), pancadas de chuva, por vezes fortes, com volume significativo, poderão atingir a região durante este fim de semana.

Um alerta meteorológico emitido pelo Inmet, na tarde deste sábado (29), aponta para ocorrência de chuvas intensas, entre 30 e 60 milímetros de precipitação por hora, acompanhadas de rajadas de vento no Sul, região metropolitana de Belo Horizonte, Oeste, Triângulo Mineiro, Campo das Vertentes e Zona da Mata. Para Juiz de Fora, o instituto prevê volume acumulado de chuva que pode chegar a cinco milímetros neste domingo (30).

O alerta de tempestades também é válido para as regiões Norte, Central e Noroeste de Minas. De acordo com o Inmet, nestes locais, as precipitações devem ser acompanhadas de ventos que podem variar entre 40 e 60km/h. O aviso é vigente até as 10h de domingo (30).

Leve declínio de temperatura

Com as chuvas, os termômetros devem ter um leve declínio nos próximos dias. De acordo com o Inmet, neste domingo, Juiz de Fora terá temperatura máxima de 26 graus e mínima de 19. Cenário mais ameno do que o observado na semana anterior e neste sábado, quando os termômetros do 5º Distrito de Meteorologia, instalados no Campus da UFJF, registraram máxima de 27,3 graus na Cidade Alta. Já a mínima aferida foi de 18,7 graus.

Fonte: Tribuna de Minas