Futebol em Bicas

E-mail recebido de Antonio José Gomes Bastos: 

Apesar de muito já ter sido escrito  sobre  o futebol de Bicas, encontrei nos guardados de meu pai, o Barrosinho, estas anotações. Achei-as curiosas podendo assim acrescentar algo a tudo que já foi detalhado pelos expert da arte futebolística.

Futebol em Bicas

Em 1916, mais ou menos, foi criado o Serrano Futebol Clube, camisa com listras verticais em preto e vermelho. A ideia da fundação foi de Theodoro Hanzen Trindade. Os jogadores fundadores foram: farmacêutico José Moreira de Rezende, Plinio Rezende, farmacêutico Euclides, Trindade, Mariano Rezende, Joaquim José de Souza Junior, Dr. Oliveira, Homero Teles de Menezes, José Lino, José Jatarola, Jair de Souza, Joaquim Gomes de Mendonça, Emilio Arcuri (Milucho), Paulo Mendes (posteriormente), Damaceno (Pequiri), Antonio Padilha, Francisco Curzio, Juca de Souza, Eduardo Davi, João e Chico Orlando.

Em 1922, mais ou menos, os alfaiates organizaram um time, cujo emblema era um chumaço de retalhos amarrado ao peito da camisa branca comum. Os jogadores, alfaiates, eram: Angelo Padula (goleiro), Tota, Juquinha de Oliveira, Clemente Barroso, Eurico Baião, Andrelino, Domingos Padula, Gumercindo Silva, Estanislau Juliani, Teófilo Ramalho Filho (Maripá), Izaltino Godinho, Joaquim Martins Ribeiro.

José Carlos Dutra de Moraes, Serrano apaixonado, ofereceu um bola para ser disputada entre os  alfaiates e o Serrano. O jogo começou mas não chegou ao fim em virtude de uma briga por um gol contra os alfaiates que o chamaram de ilegal. Saiu até navalha.   A bola ficou sem dono. Os alfaiates sentindo-se feridos com os acontecimentos adversos  resolveram fundar  um clube, o Sport Club Biquense, cujo primeiro presidente foi o Angelo Padula, com as cores vermelho e branco. Outros jogadores foram  Lorena, Ananias, José Antonio (do Antonio Pedro), Filinho (Oscar do Juvenal), Tulio, Pierre, Eurico Barroso (goleiro), José Alemão, João Silva, Alberto Jerisa e Edgard Arezzo.

Em 1923, com a criação da Vila, surgiu a ideia de apaziguar o esporte em Bicas, fundindo-se os dois rivais: foi fundado o Vila Futebol Clube, com camisa com listras verticais em preto e branco. Teve vida efêmera pois as divergências antigas foram reavivadas e ressurgiu o Sport e, sucedendo o grupo do Serrano, surgiu o Leopoldina, em 1924.