Focados na eficiência, prefeitos aprovam alteração do Contrato de Consórcio Público do CIESP

Durante assembleia realizada no dia 25 de março, os prefeitos dos municípios consorciados do Ciesp aprovaram a primeira alteração consolidada do contrato de consórcio público e a alteração do estatuto da entidade.

A revisão do contrato é fruto de um trabalho criterioso e tem por objetivo dotar o Ciesp de um mecanismo funcional e institucional que permita a melhor resposta às demandas regionais, colocando o Consórcio como instrumento facilitador na implementação de ações e serviços públicos diversos cuja execução ou gestão se alinhem com a gestão consorciada.

Com a adequação do instrumento de gestão, o Ciesp dá um passo decisivo visando a uma ampla reestruturação. O objetivo é garantir efetividade e agilidade no atendimento às demandas apresentadas pelos municípios nas mais diversas áreas, ampliando o caráter multifinalitário da entidade.

Pautas gerais também avançaram

Ainda durante a assembleia, os prefeitos levantaram a necessidade de se elaborar um calendário consensual para a realização de eventos após o encerramento do Pacto Regional de Saúde, assinado em fevereiro e vigente até 4 de agosto. A iniciativa visa reduzir as coincidências de agendas nas cidades da região.

Com relação à nova sede do Ciesp, o prefeito Hélber Marques Corrêa, de Bicas, esclareceu que vai encaminhar projeto de Lei ao Legislativo Municipal com a proposta de doação de um terreno para a construção do prédio.

Outra questão importante foi a discussão sobre o projeto da produção de energia elétrica através do lixo domiciliar. O consenso é de que a usina de pirólise seja instalada em Maripá de Minas. O prefeito do município Vagner Fonseca Costa informou que está se empenhando para a realização do projeto.

Também esteve em discussão o mapeamento digital, que foi apresentado na assembleia anterior por profissionais do IF Sudeste MG – Campus Rio Pomba. Os gestores municipais tomaram conhecimento da proposta inicial dos técnicos para a implantação do sistema.

Por fim, os consorciados receberam atualizações sobre as adequações e a montagem do castramóvel, que tem o prazo máximo de entrega até agosto de 2022. O veículo fará a esterilização de cães e gatos, atendendo a demanda dos municípios consorciados.