Fiemg doa respiradores para Minas; JF receberá 15

Ação é resultado de mobilização de várias empresas e vai beneficiar outras cidades mineiras

Por Gracielle Nocelli
22/03/2021 às 14h41- Atualizada 22/03/2021 às 16h20

Juiz de Fora irá receber 15 respiradores para a abertura de novos leitos de UTI Covid-19 ainda esta semana. O anúncio foi feito pelo governador Romeu Zema (Novo), nesta segunda-feira (22), após o recebimento de cem aparelhos doados pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Os demais equipamentos serão destinados a Belo Horizonte, Timóteo, Montes Claros, Viçosa, Ponte Nova, São Lourenço, Paracatu e São João del-Rei.

Nas redes sociais, Zema explicou que “a capacidade de abertura imediata de leitos de UTI foi o critério para a escolha do envio dos aparelhos”. Ele também destacou que a falta de profissionais para acompanhar a criação das novas vagas é uma dificuldade enfrentada em Minas. A expectativa é de abertura de novos editais de contratação.

Momento mais crítico

No discurso de agradecimento ao setor industrial, Zema declarou que Minas Gerais enfrenta o colapso do sistema de saúde. Ele avaliou que em um ano de pandemia, o Estado utilizou os recursos que possuía e realizou parcerias para a ampliação da capacidade de atendimento à população.

Ainda de acordo com o governador, neste período, o número de leitos no estado passou de 2.072 para 4.364. Já a parceria com a Fiemg garantiu 1.700 respiradores até o momento. “Apesar desse esforço, assistimos, infelizmente, ao colapso da nossa rede de saúde nos últimos dias.”

Zema fez novo apelo à população para manter os cuidados contra a Covid-19. “Vamos continuar fazendo tudo o que for necessário para salvar vidas, essa é a grande prioridade. O momento é triste, mas nos ensina que a solidariedade e as parcerias são muito importantes”, disse. “Estamos vivendo o período mais crítico da pandemia e é preciso fazer um apelo para que todos tomem as medidas necessárias como o uso de máscara, o distanciamento e o isolamento social.”

Doação

“As industrias se mobilizaram, e a Fiemg conseguiu prontamente adquirir e entregar hoje os cem respiradores adicionais para ampliar, no ápice da crise da Covid-19, a capacidade de atendimento no estado”, afirmou o presidente da Federação, Flávio Roscoe durante a solenidade de entrega dos equipamentos, nesta segunda (22), em Belo Horizonte.

Ele destacou, ainda, outros esforços realizados pelo setor para “mitigar” os impactos da pandemia. A Fiemg também entregou jalecos, máscaras e álcool em gel, além de ter doado 180 leitos para hospitais filantrópicos.

Segundo Roscoe, as atividades da indústria seguem sendo realizadas com protocolos de segurança, o que tem garantido ao setor um nível de contaminação dos trabalhadores inferior à média da população mineira. Não faltou e nem vai faltar nenhum produto essencial na casa dos mineiros.”

PJF: mitigar a situação

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora informou que a abertura de novos leitos vai ajudar a mitigar a situação que é grave em Juiz de Fora, reflexo do que acontece em âmbito nacional e estadual. Entretanto, a pasta também destaca que, no último sábado (20), a cidade passou a contar com mais 19 leitos e , contudo, mesmo com o funcionamento dos novos leitos a taxa de ocupação está em 94,29%. Até o meio dia daquele dia, 18 pessoas estavam à espera de um leito de UTI Covid e 26 de enfermaria.

“A solução, no momento, é o distanciamento social para redução da taxa de transmissão do vírus, e a manutenção das ações de prevenção, como lavar as mãos, usar álcool em gel, e utilização de máscaras, até que 90% da população esteja vacinada.” reforçou o comunicado.

Fonte: Tribuna de Minas