Exposição exibe construção da democracia no Brasil

Fachada do Centro de Cultura Bernardo Mascarenhas recebe estreia nacional da exposição “Democracia em disputa”

Por Tribuna
19/07/2021 às 21h01

A fachada principal do Centro de Cultura Bernardo Mascarenhas (CCBM) se tornou moldura para uma série de fotos que destacam momentos marcantes da história política brasileira. A exposição de caráter itinerante chamada “Democracia em disputa” faz sua estreia nacional em Juiz de Fora. Os que circulam pela área central da cidade poderão apreciar as fotos por três meses, antes de elas circularem por outros municípios. A realização é do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Democracia e Democratização da Comunicação (INCT Democracia), com apoio da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa).

O tema central da mostra é a construção da democracia no Brasil, suas idas e vindas. As imagens narram mais de meio século de episódios importantes na construção das instituições políticas, passando a mensagem de que, se a democracia está frágil, ela precisa ser defendida. Além da instalação fotográfica, serão realizadas duas sessões de projeções de vídeos, uma nesta segunda (19), e outra no próximo sábado (24), sempre a partir das 18h. As projeções acontecem no prédio ao lado do CCBM.

De acordo com a diretora-geral da Funalfa, Giane Elisa Sales de Almeida, é uma alegria receber a exposição. “A gente entende que o fazer artístico, as expressões culturais são importantes ferramentas, instrumentos de disputa no campo democrático. A democracia não está pronta, não está construída, não está dada, então, nessa disputa de narrativas, o papel da arte é fundamental”.

Ainda sobre a exposição, Giane acrescenta que a parceria da Funalfa com o INCT Democracia, com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é muito importante para que a população valorize o papel da ciência e compreenda as interfaces que a pesquisa científica tem com a cultura e a arte.

O INCT Democracia tem como objetivo avançar e aprofundar a discussão sobre a democracia brasileira, tendo em vista sua organização, os hábitos democráticos da população e a organização da mídia no país. O Instituto faz parte do Programa de Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) e é financiado pela Capes, Fapemig e CNPq.

Fonte: Tribuna de Minas