Existe luz no fim do túnel?

O ser humano vive de esperança. Nos dias atuais ela está mais em evidência do que nunca. Pedir para que ela seja a última a morrer não basta. É preciso cultivá-la dentro de cada um para que sua semente possa estar sempre germinando nos mais diversos corações. Procuramos uma luz no fim do túnel, mas esquecemos de iluminar este mesmo túnel escuro pelo qual passamos. Na busca de um ideal, esquecemos do trivial. Preocupados com o destino, esquecemos de desfrutar o caminho e fazemos de grande parte de nossa vida uma escada que nos leva a algo, sem notar que essa própria escada já é parte desse algo que desvalorizamos inconscientemente.

Ligamos a TV e vemos inúmeras notícias ruins. Porém, quando saímos às ruas para uma simples ida ao supermercado, na maioria das vezes não colocamos em prática o que tanto admiramos em pessoas abundantes de generosidade.

Reclamamos de políticos corruptos e contamos os dias para mudar tudo em mais uma nova eleição, e acabamos dando a chance para as mesmas figurinhas repetidas do álbum negro de nosso executivo e legislativo. Acreditamos na mentira e duvidamos da verdade. O bom sempre parece bom demais aos nossos olhos. Pensamos serem eles lobos em pele de cordeiros e acabamos sendo devorados pela vovozinha aparentemente indefesa que em nada nos alertava desconfiança.

Supervalorizamos egos e endeusamos artistas de grande mídia. Esquecemo-nos, no entanto, dos milhões de artistas diários que em suas mais diversas profissões fazem esse mundo funcionar dia após dia. Cultivamos o luxo e vemos a carência com pena e aparentemente um problema do governo. Porém, não temos coragem de dividir um pouco do que não nos faz falta com alguém, e quando o fazemos, perguntamos a nós mesmos se fizemos a coisa certa.

O túnel que percorremos está mal iluminado por nossas próprias escolhas. Não basta atravessarmos os anos tentando encontrar uma luz que depende unicamente de nossas decisões diárias. A luz não precisa ser alcançada no fim de uma jornada. Ela pode nos acompanhar em cada passo que dermos. Seja em momentos bons ou ruins, a esperança sempre existe para quem ao invés de esperar que ela viva eternamente, a renova a cada dia com o melhor de si para o mundo.