Eventos em comemoração aos 20 anos da Instituição Futuro Vestibulares

Os homenageados e a família Futuro

“Nós, do Colégio Futuro, temos a honra de termos em nossas bases pessoas canônicas, fundamentais para a nossa existência, e fizemos questão de reuni-las em uma cerimônia de celebração, amizade e gratidão.” Essas foram as palavras utilizadas pelo diretor Ricardo Cyrne Portes para homenagear 46 pessoas em reconhecimento por suas contribuições para a história dos 20 anos da Instituição Futuro Vestibulares, em cerimônia solene realizada no dia 28 de setembro de 2018, no palco do Teatro Fama, na cidade de Bicas.

A cerimônia contou com a presença de vários membros da comunidade, entre amigos e familiares dos homenageados, que prestigiaram aqueles que dedicaram momentos de suas vidas e trabalho em prol da realização de um sonho que começou com uma turma de cursinho pré-vestibulares em 1998.

Em todos os discursos e lembranças, o sentimento de gratidão estava presente, homenagens e valorização do papel de cada um, desde os primeiros professores do projeto e representantes do Instituto Dona Selva, que abriram as portas para a primeira turma, até incentivadores que apoiaram a iniciativa, como o Dalton Fávero Retto e a família do diretor Ricardo.

Ricardo e sua esposa, Antonieta Teixeira da Silva Portes, fizeram questão de dedicarem uma placa nominal com um texto pessoal de agradecimento.

“Ao receber o convite para desenvolver o projeto político e pedagógico do que viria a ser o Colégio Futuro, sabia que ela e Ricardo teriam um grande desafio nas mãos, mas havia a competência dos profissionais que ali atuavam, o comprometimento dos professores e a luta diária de um diretor incansável. Reconhecer o trabalho daqueles que enfrentaram dificuldades para construir, também foi uma forma de valorizar tudo o que já foi conquistado”, disse a primeira coordenadora pedagógica da instituição, Maria do Rosário Marques Agrelli.

Além das homenagens, representantes da Gerência Regional dos Correios, da cidade de Bicas e Juiz de Fora, estiveram presentes na cerimônia para o lançamento do Selo Comemorativo dos 20 anos do Futuro-Vestibulares, diante de autoridades municipais, marcando oficialmente a data.

Os homenageados e familiares também assistiram a um vídeo institucional, que contou um pouco da história e das atividades desenvolvidas pelo Colégio Futuro, belíssimas apresentações musicais realizadas pela professora Gabriela de Cássia Maurício, acompanhada por ex-alunos do colégio e, também, uma linda homenagem realizada pela aluna Ana Luiza Vasconcelos, do 6º ano, do ensino fundamental, que provocou um dos momentos mais emocionantes da noite.

Ponto alto foi a homenagem à família Pedrosa, principalmente ao José Ferreira Pedrosa Filho (in memoriam), responsável pela construção do prédio que se tornou a sede do Colégio Futuro.

Após uma noite de muitas emoções, houve a continuidade das comemorações no sábado, 29 de setembro, com a missa de Ação de Graças, celebrada pelo padre Dione César de Oliveira Goulart, com a presença dos funcionários, alunos, ex-alunos, familiares e comunidade biquense.

Por fim, o baile no Esporte Clube Biquense, com o Martha’s Buffet, encerrou as festividades com chave de ouro. Uma noite alegre, com encontros de atuais e antigos funcionários e também com ex-alunos que fizeram questão de comparecerem a esse momento especial.

Nesses 20 anos o Colégio Futuro primou pelo compromisso com a Educação de qualidade e com a missão que se desdobra nas comunidades educativas, com a inclusão da família no ambiente escolar, com a formação de futuros agentes transformadores da sociedade, que hajam com sabedoria, criatividade, amor e solidariedade, essa continuará sendo sua principal conquista.

Celebração do padre Dione na Igreja Matriz São José
A galera no baile comemorativo realizado no Essporte Clube Biquene