Estado começa a distribuir nova remessa de vacinas para os municípios mineiros

Expectativa é que municípios possam retirar os imunizantes nas unidades regionais a partir da próxima segunda-feira

Por Tribuna de Minas, 27/01/2021 às 11h51- Atualizada 27/01/2021 às 13h58

A nova remessa de vacinas contra Covid-19, recebidas por Minas Gerais no domingo (24) e na segunda-feira (25), começa a chegar aos municípios na quinta-feira (28). No total, foram entregues pelo Ministério da Saúde 190.500 doses da AstraZeneca e 87.600 doses da CoronaVac. A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), que ainda não detalhou quantas doses serão destinadas para cada Unidade Regional de Saúde. A Prefeitura de Juiz de Fora também ainda não foi informada sobre o quantitativo que será disponibilizado para a cidade.

Uma coletiva na tarde desta quarta-feira (27) deve detalhar a operação de distribuição em Minas Gerais. No último dia 19, foram enviadas 33.800 doses para a regional de Juiz de Fora, que engloba 36 cidades da Zona da Mata.

Mais uma vez, a operação de distribuição contará com o apoio das forças de segurança pública. Até o momento, as doses estão armazenadas na Central Estadual de Rede de Frio do Estado, na capital mineira, nas condições ideais de temperatura, e de lá serão encaminhadas, por via terrestre ou aérea, para as 28 unidades regionais.

Segundo a SES, após este recebimento, os gerentes de cada unidade serão responsáveis pelo agendamento de data e hora para que os municípios retirem os imunizantes, a partir do dia 1º de fevereiro, próxima segunda-feira.

Conforme nota técnica do Estado, que deverá ser publicada ainda nesta semana, está previsto que, “durante toda a operação, a equipe da Unidade Regional de Saúde, encarregada da distribuição dos imunizantes, ficará de prontidão para possibilitar a comunicação e a adoção de medidas efetivas nos casos em que houver necessidade de mudanças ou remanejamentos”.

Além da coleta das vacinas na Unidade Regional de Saúde, os municípios serão responsáveis pelo armazenamento, a preservação em condições adequadas, a segurança no acondicionamento e a proteção dos imunizantes.

Caso o município não compareça à Unidade Regional de Saúde, ou compareça fora do horário e data agendados, o atendimento ficará condicionado à disponibilidade da equipe da regional de saúde.