Esclarecimento

A Sociedade São Vicente de Paulo de Bicas vem esclarecer à Comunidade Biquense e todos que se preocupam com a integridade da Capela do Sagrado Coração de Jesus, que não existe o risco de sua demolição, como foi noticiado nas redes sociais.
Ressalta, inicialmente, que a referida Capela é de propriedade dos Vicentinos, que têm em seu poder a escritura de doação efetivada pelos herdeiros do Barão de Catas Altas, também vicentino, e que, portanto, ela não pertence à Cúria Metropolitana de Juiz de Fora ou qualquer outro setor público ou privado.
Destaca que, foi realizada uma reunião, ente os Vicentinos e o Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural de Bicas, para que sejam tomadas as providências cabíveis à sua restauração e preservação, não necessitando, portanto, de nenhum movimento para sua preservação, pois ele já existe, documentado e em efetivação.
Esclarece que ela foi interditada conforme documentação em poder dos vicentinos, legítimos proprietários da Capela, para segurança da comunidade e usuários, que segundo Laudo Técnico da Defesa Civil, o local apresenta movimentação na base, que poderá ter outros pontos de movimento, infiltrações nas paredes e janelas fora das esquadrias.
Enfatiza que, devido ao respeito à hierarquia, dentro da Sociedade São Vicente de Paulo e trâmites legais relativos à Lei Robin Hood, que define os critérios de distribuição dos recursos do ICMS/IPI – exportação para os municípios de Minas Gerais, tendo período anual de depósito da verba destinada ao restauro de Bens Tombados, as obras ainda não tiveram início.
Agradece, sensibilizada a preocupação de todos aqueles que, de alguma maneira estão se movimentando para sua conservação, pedindo que se unam aos vicentinos, nessa ação urgente de preservação da memória religiosa, histórica e cultural de Bicas.

Maria das Graças Corrêa
Tesoureira de Conselho Particular de Bicas da Sociedade São Vicente de Paulo