omunicipioonline.com.br
Quatorze pessoas suspeitas de envolvimento com o grupo criminoso Comando Vermelho (CV) foram presas nesta terça-feira (28) durante a operação “Saracura”, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em conjunto com a Polícia Militar e outros órgãos de segurança pública, nas cidades de Juiz de Fora e Bicas, na Zona da Mata mineira.
De acordo com a PM, os investigados atuavam principalmente nos bairros Retiro e Jardim Esperança, em Juiz de Fora, e no bairro Saracura, em Bicas — local apontado como ponto de refino e preparo de drogas, como pasta base de cocaína e maconha.
Entre os detidos, cinco foram presos em Bicas e seis em Juiz de Fora. Outros três já se encontravam presos no sistema prisional. Eles são investigados pelos crimes de tráfico de drogas, tortura e ameaça.
A operação cumpriu diversos mandados de prisão e de busca e apreensão, com o objetivo de combater a interiorização do tráfico de entorpecentes na região.
A ação contou com a participação de 150 policiais, 46 viaturas, apoio aéreo de um helicóptero e o auxílio de cães farejadores. Segundo o setor de inteligência da PM, as investigações tiveram duração aproximada de um ano.
Além do Gaeco e da Polícia Militar, participaram também o Ministério Público, a Polícia Civil, a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Penal.
Foram apreendidos:
28 celulares;
6 veículos;
6 pen drives;
4 rádios comunicadores;
4 pássaros silvestres;
2 máquinas de cartão;
porções de maconha e cocaína;
2 notebooks;
diversos dispositivos eletrônicos;
1 prensa hidráulica;
1 simulacro de arma de fogo;
R$ 3.077 em dinheiro;
1 arma de fogo verdadeira.