Em assembleia, prefeitos do CIESP aprovam novos projetos e alinham posições diante da pandemia
Por meio do CIESP, os municípios consorciados estão próximos de uma solução para conter a proliferação de cães e gatos, problema que afeta grande parte das cidades brasileiras. Na Assembleia Geral de Prefeitos realizada no dia 10 de março, em Bicas, os gestores aprovaram a implantação de um projeto para a castração dos animais. A ideia é implantar uma solução compartilhada, com trabalho humanizado e seguindo todas as normas sanitárias.
A base do projeto é a construção de um castramóvel. Os prefeitos deram o aval para que a equipe do CIESP avance em providências como a coleta de orçamentos e estudos para a formação da equipe de profissionais. Tudo isso visando à montagem do centro cirúrgico itinerante que vai atender os municípios de acordo com uma escala preestabelecida.
A pandemia de Covid-19 também fez parte dos debates. O presidente José Maurício de Sales, prefeito de Guarará, demonstrou preocupação com o fato de a região retroagir à Onda Roxa do Programa Minas Consciente, por força de uma determinação unilateral do Estado. O ponto de vista foi compartilhado pelos demais prefeitos, que defenderam a busca de soluções equilibradas capazes de conter o avanço da pandemia, mas sem penalizar ainda mais a população com a paralisação das atividades sociais e econômicas.
O fortalecimento do CIESP foi confirmado com a adesão de mais um ente consorciado, que chega motivado pelas iniciativas bem-sucedidas que já servem de referência para o Estado e o País. Por unanimidade, os mandatários municipais aprovaram o pedido de adesão do município de Elói Mendes, elevando para 12 o número de municípios consorciados. A cidade está localizada na região de Varginha e possui aproximadamente 28 mil habitantes.
A necessidade de uma nova sede para o CIESP também esteve em discussão na assembleia. Há consenso entre os prefeitos de que o avanço é essencial, diante da diversificação dos projetos e das ações desempenhadas pela entidade. A ideia é unir forças e buscar apoio em outras esferas de governo, visando à obtenção de um terreno e à construção de uma ampla e moderna estrutura.
Outro assunto que avançou durante a reunião foi a criação das Câmaras Temáticas, com o objetivo de descentralizar e agilizar projetos e a tomada de decisões. No encontro ficaram definidas as áreas contempladas e os prefeitos que farão parte de cada grupo. Serão quatro Câmaras Temáticas assim divididas: Saúde e Segurança Alimentar; Desenvolvimento Regional; Educação, Esporte, Cultura, Lazer e Assistência Social e, ainda, Infraestrutura, Meio Ambiente e Segurança Pública.
Fonte: Ciesp