Dono de abatedouro sem licença, vereador tem prisão decretada após apreensão de meia tonelada de carne imprópria em MG
João Celso Pereira, conhecido como Celso do Açougue, é parlamentar do município de Senhora de Oliveira, na Zona da Mata mineira. Ele está foragido há dois meses, segundo o Ministério Público.
Por g1 Zona da Mata — Senhora de Oliveira
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) informou que encontra-se foragido o vereador João Celso Pereira, conhecido como Celso do Açougue, de Senhora de Oliveira, na Zona da Mata mineira.
A prisão foi decretada após ação conjunta do Ministério Público, Instituto Mineiro de Agropecuária, das polícias Militar e Civil, do Procon e da Vigilância Sanitária Estadual apreender meia tonelada de produtos impróprios para consumo em um açougue dele. A data da operação não foi informada.
O vereador foi denunciado pela prática de crimes de associação criminosa, desobediência, maus-tratos a animais, funcionamento de empreendimento sem licença ambiental e crimes contra as relações de consumo.
Ele também é acusado de instalar o abatedouro sem licença ou autorização dos órgãos ambientais e de praticar maus-tratos contra animais de pequeno e grande portes, mediante uso de marreta, resultando em morte agonizante.
Além disso, teria desobedecido termo de embargo e exposto à venda mercadorias em condições impróprias ao consumo.
O pedido de prisão seria para evitar a repetição de crimes. O mandado foi expedido pelo Poder Judiciário de Piranga, no dia 9 de novembro, com pedido de habeas corpus negado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Ele, no entanto, estaria foragido há dois meses.
Segundo o MP, em caso de informações sobre o paradeiro do suspeito, os denunciantes podem acionar de forma sigilosa a Ouvidoria pelos telefones 127 e (31) 3330-9504 ou ainda pela página da Ouvidoria no portal do MPMG.
O g1 ligou para a Câmara Municipal de Senhora de Oliveira, mas as ligações não foram atendidas.