Disrupção para tornar as cidades mais inteligentes
A Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região (ADJFR), através do seu Comitê Interno de Relações Internacionais, promoveu, em parceria com a UFJF e a SEDETTUR, da PJF, dia 08 de agosto, o I Seminário de Diplomacia das Cidades da Zona da Mata Mineira.
O tema do encontro foi “A paradiplomacia: disrupção para tornar as cidades mais inteligentes”, de grande interesse dos municípios, contou com a presença do secretario de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Bicas, Eduardo Mendonça. Atualmente, a fonte de recursos federais tem se tornado cada vez mais escassa, e os municípios dependem, cada vez mais, de criatividade. Ao mesmo tempo, a globalização tem transformado as práticas diplomáticas e alterado o papel das cidades no cenário global.
Nesse contexto, o evento buscou responder perguntas do tipo: “como as cidades podem atuar internacionalmente para atrair investimentos e melhorar a prestação dos serviços públicos?”, “como unir os interesses dos dois mundos: setor público e empresários?”.
A palestra, proferida pelo cientista político e consultor André Aprigio, abordou os aspectos teóricos e as melhores práticas em internacionalização das cidades.
Segundo o secretario Eduardo Mendonça, “a participação no evento foi de fundamental importância para o esclarecimento e motivação na busca de recursos paralelos aos oficiais”.
André Aprigio é doutorando em Ciência Política e Relações Internacionais, pela Universidade do Minho, em Portugal, de onde também possui o grau de mestre e o título de especialista em Relações Internacionais. Como cientista político, suas investigações abrangem todas as formas de diplomacia contemporânea, principalmente o estudo interdisciplinar das Relações Internacionais, Ciência Política e Comunicação. É igualmente administrador e jornalista SRTE/AL 1401.
Fonte: Prefeitura de Bicas