Discussão sobre política termina com aposentada detida, acusada por injúria racial dentro de ônibus de viagem na BR-040

A Polícia Rodoviária Federal registrou na tarde desta segunda-feira, 16, como caso de injúria racial uma ocorrência num ônibus de viagem, que saiu de Conselheiro Lafaiete com destino ao Rio de Janeiro.

Na ocorrência, registrada às 16h02, no posto da PRF em Juiz de Fora, os policiais relataram que o motorista de ônibus da empresa Guanabara informou um atrito verbal entre duas passageiras no interior do veículo.

Segundo relato, quando o ônibus parou num restaurante em Barbacena, às margens da BR-040, uma passageira perguntou ao motorista se poderia fazer a refeição dentro do veículo, o que foi autorizado.

A partir daí, iniciou-se uma discussão entre duas passageiras que falavam de política. Uma professora de 69 anos e uma aposentada de 70 anos.

A discussão ficou mais intensa, e a professora teria dito a aposentada: “É por causa de vocês, negros, pobres e favelados que o Brasil está nesse ponto”.

Duas testemunhas teriam presenciado as ofensas.

A professora teria continuado, segundo o registro policial.

“Pobres, pretos e filhos da put@ que deveriam descer do ônibus”. Uma testemunha disse que se referia a aposentada que é negra.

A professora negou as acusações.

Ainda assim, a Polícia Rodoviária Federal registrou a ocorrência como injúria com conotação racista e encaminhou as envolvidas à Delegacia.

Por Jornalista Ricardo Ribeiro