Dicas do ABC: O barato que sai caro
5 pontos essenciais no orçamento da sua obra
Seja uma construção do zero ou reforma em casa, os orçamentos de obra podem apertar no bolso de quem não se planeja. Por isso, muitas vezes, as pessoas buscam por maneiras de economizar na obra e enxugar as despesas. Mas é preciso ter atenção porque muitas vezes o barato pode sair caro e trazer muitos problemas no futuro.
Para te ajudar nessa etapa de planejamento, preparamos essa lista com 5 coisas que você não pode economizar na sua obra para evitar dores de cabeça. Vamos lá?
5 coisas para não economizar na obra
1 – Estrutura
A pior coisa que uma pessoa que está construindo pode fazer é querer economizar na parte mais fundamental e importante de uma obra: a sua estrutura, ou seja, as fundações, os pilares, as vigas e a laje.
Uma casa com estrutura mal construída pode apresentar em pouco tempo de uso trincas, danificações e até mesmo outros problemas muito mais graves, como desabamentos e ruínas. Por isso, é muito importante optar por materiais e profissionais de qualidade especialmente nessa primeira etapa da obra.
2 – Instalação hidráulica e elétrica
Além de serem duas partes muito importantes para o funcionamento da casa e no dia a dia dos seus moradores, também são áreas que podem causar muitas dores de cabeça caso tenham algum problema depois da obra finalizada. Os custos para essa parte da obra não chegam a 10% do seu valor total, mas só o quebra-quebra que evita no futuro já vale a pena todo o investimento.
Se for possível, também é uma boa já investir em uma tubulação especial para água quente, mesmo que ainda não esteja nos seus planos instalar um aquecedor solar. Pois, se desejar fazê-lo no futuro, também é menos uma coisa com a qual você precisa se preocupar.
3 – Materiais de construção básicos
Cimento, areia, argamassa, rejunte… Ter um cuidado especial ao escolher esses produtos também afeta imensamente no resultado da sua obra. Observe se o material que você está escolhendo é o ideal para o tipo de instalação que deseja fazer.
Por exemplo, existem argamassas especiais para azulejos e que não funcionam em porcelanatos e vice-versa. Escolher o produto errado ou uma marca de má qualidade pode trazer grandes consequências para a sua obra no futuro.
4 – Revestimentos
Assim como os materiais de construção básicos que citamos acima, os revestimentos também merecem uma atenção especial. Uma ótima maneira de não abrir mão da qualidade e ainda assim economizar é procurar produtos em oferta ou com boas condições de pagamento.
Aqui na ABC da Construção, por exemplo, você encontra as marcas mais conceituadas do mercado com as melhores condições e a possibilidade de financiar em até 24 vezes na loja. Para conferir as nossas é só clicar aqui: https://instabio.cc/abcbicas
5 – Mão de obra
Escolher profissionais experientes, qualificados e de confiança é a melhor maneira de garantir um bom resultado para a sua obra. Pedreiros, eletricistas, encanadores, empreiteiros e todos os outros vão te ajudar a deixar a obra do jeito que você quer, economizar nas partes em que valem a pena, cumprir prazos e planejamentos e evitar dores de cabeça no futuro.
6 – Dica extra: Projeto da obra
Achamos importante incluir essa dica extra no nosso texto, pois a etapa de projeto é essencial para o bom andamento e um excelente resultado para a sua obra. Jamais pense em economizar com arquitetos e engenheiros, pois são eles que vão garantir qualidade em todas as etapas de execução, além de te ajudar a escolher os melhores produtos, tanto para as áreas que citamos anteriormente, como para todas as outras.
Conte com a maior especialista para te ajudar
Não sabe bem quais produtos comprar ou como economizar na obra? Conte com a ABC da Construção, a maior especialista em acabamentos. A nossa equipe está preparada para te receber e ajudar com tudo que você precisa.