DataTempo volta a apontar favoritismo de Zema ao Governo de Minas

Segundo pesquisa divulgada nesta quarta, atual governador pode se reeleger ainda no primeiro turno das eleições do ano que vem

Por Tribuna
10/11/2021 às 21h42

O Instituto DataTempo divulgou, nesta quarta-feira (10), sua terceira rodada de pesquisas sobre a intenção de voto dos mineiros para a disputa do Governo do estado nas eleições de 2022. A menos de um ano do pleito, o governador Romeu Zema (Novo) mantém boa vantagem na dianteira do levantamento, seguido pelo prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD). Na pesquisa estimulada, em que são apresentados aos entrevistados os nomes de possíveis candidatos, Zema venceria a disputa já no primeiro turno com 56,22% das intenções de votos. No recorte, Kalil aparece com 28,06%.

Para o cálculo, o DataTempo excluiu as manifestações de intenção de voto em branco ou nulo e também daqueles que não responderam. Quando este contingente é considerado, Zema tem 45,1% das intenções de voto. Em setembro, o governador tinha 40,4%, crescendo dentro da margem de erro de 2,62 pontos percentuais para mais ou para menos de um recorte para o outro. No mesmo período, Kalil também cresceu dentro da margem de erro e passou de 19,1% em setembro para 22,5% na pesquisa divulgada nesta quarta.

Entre os demais nomes colocados como opções na pesquisa, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), aparece com 5,3% das intenções de voto. Já os deputados federais Reginaldo Lopes (PT) e Áurea Carolina (PSOL) têm, respectivamente, 2,9% e 2,6% das intenções de votos apurados no levantamento. Por fim, o atual vice-governador Paulo Brant (PSDB) foi a opção citada por 1,9% dos entrevistados. O total de eleitores que manifestaram votos em branco ou nulo somam 10,1% do universo do estudo. Outros 9,6% não souberam ou não responderam ao questionamento feito pelo instituto.

Espontânea

Já na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes de candidatos, Zema aparece com 28,2% das intenções. Em setembro, ele tinha 26%. Neste cenário, Kalil soma 3,8%. Em setembro, esse percentual era de 4,6%. Tanto a variação positiva do atual governador, quanto a oscilação negativa do prefeito de Belo Horizonte se dá dentro da margem de erro da pesquisa. Apenas 3% declararam votos em outros candidatos; 10,5% manifestaram a intenção de cortar em branco ou nulo; e mais da metade, 54,6% não souberam responder.

Governador também tem vantagem em projeção de 2º turno

O DataTempo ainda fez projeções de segundo turno. Em um dos recortes, o instituto colocou Zema e Kalil como opções. No levantamento, o atual governador aparece com 52% das intenções de voto contra 32,2% do prefeito de Belo Horizonte. Em uma segunda projeção de segundo turno, Zema venceria Rodrigo Pacheco com 58,9% contra 18,8% do atual presidente do Senado.

Em uma projeção um tanto improvável, uma vez que ambos integram as fileiras do PSD, o DataTempo projetou uma disputa de segundo turno entre Rodrigo Pacheco e Alexandre Kalil, com vantagem para o prefeito da capital que apareceu com 47,7% contra 20,3% da preferência pelo senador.

A mais recente pesquisa DataTempo foi realizada entre os dias 29 de outubro e 3 de novembro. Foram 1.402 entrevistas em todas as regiões do estado. A margem de erro é de 2,62%, e o nível de confiança, 95%.

Fonte: Tribuna de Minas