Cultura, Gente e Ideias, pelo saudoso Júlio C. Vanni: Genealogia Família Guarnieri

FAMÍLIA GUARNIERI

Publicado em 31 de outubro de 1999

É um nome de origem germânica. Advém de Warinhari. Foi latinizado para Warnerius e depois Guarnerius. Finalmente foi transformado em Guameri e Guarnieri que significam protetor e defensor das boas causas.

As informações genealógicas mais antigas dão conta de que existiram dois ramos distintos de Guarnieri: um na Toscana e o outro no Veneto. Mas hoje são encontrados registros desta família em outras regiões da Itália, principalmente em Roma.

Tudo indica que o ramo mais antigo seja o da Toscana com base na cidade de Pisa de onde, possivelmente, tenham partido alguns descendentes rumo à capital do reino. Em Roma existiram três notáveis priores que dignificaram a pátria: Giambattista (1554); Giovanni, filho de Giambattista (1570-1584); e finalmente Giambatista. filho de Giovanni(1582).

No ramo Veneto, com base na província de Adria. a família tinha registro de nobreza no Conselho local, tendo muitos de seus membros se tornado figuras notáveis da região ao longo do século passado. Tudo indica que o Guanieri mais notável tenha sido o Conde Aurélio Guamieri (1790) que viveu na Toscana e depois em Roma. Em todos os ramos de Guarnieri são encontrados personalidades importantes, inclusive nobres, cavalheiros e professores universitários, havendo um tal de Romano Guarnieri que foi lente docente na Universidade de Amsterdam, na Holanda.
Pesquisas mais profundas sobre os Guarnieri podem ser feitas na Itália onde se encontram amplas bibliografias genealógicas. A família tem mais de um brasão de armas. Mas o que reservamos para oferecer aos Guarnieri de Bicas, tem três leões em posição de defesa sob um elmo. Possivelmente este seja o mais adequado, considerando a origem toscana da valorosa família biquense.

Muitos Guamieri chegaram ao Brasil sem que nos fosse possível definir o seu destino no país, como Nicola, Giovanni, Luiz, Ângelo, Giuseppe e Primo, todos embarcados em Gênova.

A família Guarnieri que hoje ilustra a comunidade biquense, teve em Napoleone Guarnieri o seu grande patriarca. Ele chegou ao Brasil com a esposa Angelina Milan Guarnieri, no final do século passado, diretamente para Pequeri onde trabalhou na lavoura de café da fazenda de Santa Rosa. Mais tarde, a família se transferiu para Bicas onde fixou-se em definitivo. Deste casal nasceram brasileiros os filhos: Felipe, Casemiro, Américo, Joana e Maria.

Ao amigo “Conde” José Maria Guarnieri, filho de Felipe Guarnieri e a todos que têm honrado este cognome em Bicas e na região, as nossas homenagens.

OBSERVAÇÃO. As nossas pesquisas sobre cognomes de famílias italianas não asseguram nenhuma relação de parentesco com as famílias que temos homenageado nesta coluna. Em muitos casos tem havido coincidência, em
outros, fica a curiosidade despertada e a certeza de que uma pesquisa mais profunda possa revelar a verdadeira origem de cada família. As informações são fidedignas e obtidas em bibliografias genealógicas do século passado.