Creas mobiliza sociedade a participar dos direitos da criança e do adolescente

O mês de maio é também lembrado pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Assim sendo, a Secretaria de Assistência Social de Bicas, por intermédio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), realizou uma ação de mobilização e conscientização, distribuindo panfletos nas ruas do Centro de Bicas, chamando a atenção das pessoas para o cuidado e proteção das crianças e adolescentes.

Essa data foi instituída em 2000, através da Lei Federal n°9970, marcando a memória do “Caso Araceli”: em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país. Araceli era o nome de uma menina de apenas 8 anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados,  após ser raptada, estuprada e morta por jovens de classe media alta da capital capixaba. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

Em Bicas, o Creas é um dos órgãos que acompanha os casos de violência sexual na cidade. A equipe técnica é composta por assistente social, psicólogo e advogado que têm o objetivo de acolher, orientar, e acompanhar famílias e indivíduos em situação de violação de direitos, fortalecendo e reconstruindo os vínculos familiares e comunitários.

Devido à complexidade dos casos, faz-se necessária a atuação intersetorial, envolvendo as áreas de Saúde, Assistência Social, Educação, Segurança Pública, além de órgãos como Conselho Tutelar e CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente).

A campanha realizada pelo Creas, neste mês, foi para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda sociedade a participar da luta em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. O Creas está localizado na rua Cônego João Pio s/n°, Centro, e as denuncias podem ser feitas pessoalmente ou por meio dos telefones: 3271-1021 ou Disk 100.

Fonte: Prefeitura de Bicas