Cozinha Mineira – Patrimônio de Minas Gerais – JF Sabor: Identidade
Com o tema “Cozinha Mineira – Patrimônio de Minas Gerais – JF Sabor: Identidade”, a presidente da Abrasel Zona da Mata, Francele Galil (foto), falou e disse na Tribuna Livre, da Câmara Municipal de Juiz de Fora. Na 21ª edição do JF Sabor, 50 restaurantes participam do evento, que está rolando desde o dia 1º de setembro, e vai até 10 de outubro.
De acordo com o integrante consultivo da Abrasel Minas, Ricardo Rodrigues, Minas Gerais é o segundo estado do país com mais associados, atrás apenas de São Paulo. A expectativa é de 20 a 22 mil pratos vendidos, uma movimentação econômica em torno de R$1,5 milhão em bares e restaurantes na cidade.
O pioneirismo de Minas na gastronomia levou ao reconhecimento da culinária mineira como patrimônio imaterial da cultura. “Em qualquer canto do Brasil, a gente encontra a comida mineira. Temos uma gastronomia muito rica e diversa. A importância é tão latente que estamos coroando agora a nossa gastronomia como patrimônio imaterial da nossa cultura no Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais [IEPHA].
E a busca agora é esse reconhecimento no IPHAN”. Em discurso, Francele lembrou do apoio da Câmara Municipal no festival gastronômico, que gera empregos e rendas para a cidade, e apresentou um vídeo institucional para o festival.
Fonte de consulta: Câmara Municipal de Juiz de Fora