Congresso de Farmácia Hospitalar
Brasília sediou o XI Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar, sob o tema “Ensino de Qualidade, Pesquisa de Impacto e Assistência Segura: Pilares para a Prática Clínica Farmacêutica”, organizado por Maely Peçanha Fávero Retto, presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde (SBRAFH).
O evento contou com a presença de aproximadamente 1.200 participantes, entre congressistas, palestrantes, expositores e visitantes de todas as regiões do Brasil, de países Sul-americanos e da Europa.
(Maely é filha do biquense Décio Fávero Retto e da saudosa Geila Peçanha Retto)
Na cerimônia de abertura, Maely Retto prestou homenagem ao analista de tecnologia da informação da SBRAFH, falecido em 2016, e à maciça ausência de colegas farmacêuticos, sobretudo dos estados de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul, em razão das suas dificuldades socioeconômicas. O vigoroso discurso de Walter da Silva Jorge João, presidente do Conselho Federal de Farmácia, também a todos encantou. Ao final da noite, o Instituto Racine, em reconhecimento à grandeza e importância do congresso, premiou a presidente com um curso de formação na Universidade de Granada, na Espanha, em outubro deste ano.
O evento constituiu em um marco histórico pela sua relevância científica no campo do ensino, da pesquisa e da assistência farmacêutica. Foram lançados a terceira edição dos Padrões Mínimos para Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde e os Padrões Mínimos para Residência Farmacêutica. O público pode prestigiar debates, seminários, conferências, cursos, simpósios satélites e mesas-redondas com profissionais renomados em diferentes áreas do conhecimento. E, ainda, confraternizar em um especial coquetel dançante ao som da banda On The Rocks.