Como aliviar as vertigens

Um forte abraço aos nossos caros leitores.

No último artigo falei das diferenças entre Tontura x Vertigem; hoje, falarei de exames complementares, como aliviar vertigens, prevenção e tratamento. Informações básicas e pontuais que podem ajudar muito as pessoas em crise.

Começamos com alguns exames complementares ao exame físico, como o eletrococleografia, que avalia a função auditiva, audiometria, avalia a audição da pessoa, exames de imagem, exame otoneurológico, que avalia o sistema vestibular e auditivo da pessoa.

São exames muito específicos para a função auditiva, não sendo comuns no dia a dia. Já na questão de aliviar os sintomas da vertigem, podemos realizar exercícios respiratórios leves durante a tontura, como balançar a cabeça para cima e para baixo e para trás, por 10 vezes, e por 10 a 15 segundos… outro exercício é balançar a cabeça para a direita e esquerda, e vice versa, por 10 a 15 vezes em 10 segundos.

Na prevenção, a recomendação é basicamente mudar o estilo de vida, o que permite prevenir as crises de labirintites. São esses alguns dos comportamentos fundamentais: não dirigir durante as crises, não dirigir sob efeito de medicamentos para labirintite, controlar seus níveis de colesterol e triglicérides. Evite ingerir álcool, administre o estresse, controle a ansiedade, evite o tabagismo, pratique esportes leves, evite o jejum prolongado, não faça refeições muito espaçadas, entre elas, faça uma dieta saudável, ingerir bastante líquido.

O tratamento das vertigens e tonturas, na maioria absoluta, é medicamentoso e somente o seu médico pode indicar qual o melhor tratamento. É individual para cada pessoa. Isso quer dizer que o que for bom e necessário para uma pessoa, pode não ser bom e pertinente a outra.

Portanto o desequilíbrio, a sensação, suas causas e duração dos sintomas são detalhes muito importantes para permitir um diagnóstico mais assertivo e um tratamento completo. A anatomia é a mesma, um Sistema Vestibular com: labirinto, nervo vestibular, nervo vestíbulo coclear, nervo coclear e cóclea que é responsável pelo equilíbrio. O tratamento é único e pessoal.

Dr. Geraldo Pires
Médico da família