Com enxada na mão, morador corre atrás de ônibus e quebra vidros enquanto motorista passava por rua alagada em MG
Caso aconteceu logo após temporal que atingiu Juiz de Fora, na tarde da quinta-feira (15). Condutor disse que passou em baixa velocidade, mas populares alegam que foram atingidos pela água.
Por g1 Zona da Mata — Juiz de Fora
16/02/2024 05h02 Atualizado há 2 hora
Veja o vídeo, clicando AQUI
Um homem foi flagrado correndo atrás de um ônibus do transporte público com uma enxada na mão enquanto o coletivo passava pela Rua Diva Garcia, no Bairro Linhares, em Juiz de Fora.
O caso aconteceu na tarde da quinta-feira (15), quando a cidade foi atingida por um temporal, que alagou ruas e fez córregos transbordarem. Ninguém foi preso.
Em imagens gravadas de dentro do ônibus, é possível ouvir barulho de pedras sendo jogadas contra o veículo, que faz a linha 436. Segundo a empresa responsável pelo coletivo, o motorista tentava sair da rua alagada e trafegava em uma velocidade abaixo da permitida na via.
Já na versão dada por um morador, que preferiu não se identificar, o motorista “cortou” os outros carros que estavam na via e andava em alta velocidade, jogando água para todo lado.
Ainda no vídeo gravado do ônibus, é possível escutar uma passageira alertando que havia uma criança dentro do veículo, mas, mesmo assim, o carro continuou sendo atacado.
“É importante frisar que as ações criminosas como esta prejudicam toda comunidade, pois o veículo vandalizado fica fora de funcionamento e o maior prejudicado é o usuário do transporte coletivo”, alertou o Consórcio Via JF por meio de nota.
Ainda conforme a empresa, os colaboradores tentaram chamar a PM, mas, como não conseguiram descrever quem praticou o vandalismo, não foi possível localizá-lo. Os passageiros foram transferidos para outro ônibus e o veículo atingido seguiu para manutenção.
Outras imagens feitas do lado de fora do coletivo mostram um homem de blusa preta correndo com uma enxada na mão e acertando o ônibus.
Nota do Consórcio Via JF
“O Consórcio Via JF esclarece que durante o percurso centro bairro pela Avenida Diva Garcia, em Linhares, o veículo da linha 436 foi surpreendido por moradores que vandalizaram o ônibus durante o pequeno trajeto, atirando pedras e uma enxada em direção aos vidros do ônibus, que se estilhaçaram no interior do veículo.
O carro tentava sair da rua alagada, mantendo a velocidade abaixo do permitido na via, com uma passageira acompanhada de uma criança. Mesmo após os alertas da própria passageira, para que parassem com a violência, os moradores continuam com o vandalismo. O Via JF reforça que vandalismo e danos ao patrimônio público são crimes previstos no Art 163 do Código Penal, e que em casos de flagrante, o autor pode ser detido e encaminhado à Delegacia de Polícia para registro da ocorrência, sob pena de seis meses a um ano de prisão ou o pagamento de uma multa. Se houver emprego de violência, ameaça ou ainda a utilização de outros objetos a pena pode chegar a três anos de reclusão, aplicação de multa, além da pena correspondente à violência que foi empregada.
É importante frisar que as ações criminosas como esta prejudicam toda comunidade, pois, o veículo vandalizado fica fora de funcionamento e o maior prejudicado é o usuário do transporte coletivo. A Campanha do Consórcio Via JF “Esse Ônibus é Seu”, orienta aos colaboradores e usuários a cuidar do patrimônio que é de todos! E ao presenciarem ações criminosas, que acionem a Polícia Militar, através do 190 e forneçam as informações necessárias para que as medidas legais sejam tomadas. Colaboradores tentaram chamar viatura ao local, mas não foi possível por não conseguirem dar uma descrição do autor do vandalismo; Todos passageiros foram transferidos para outro veículo, não havendo vítimas e nem prejuízos ao itinerário; O veículo vandalizado seguiu para a manutenção com vários vidros quebrados; O motorista que atendia a linha na ocasião ficou abalado e sem condições psicológicas, com medo – não estando mais apto para cumprir com as suas atividades nesta linha”.