Cobrança de pedágio na BR-040 entre Juiz de Fora e BH ficará suspensa por tempo indeterminado; entenda
De acordo Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a cobrança só será retomada após revitalização completa das estruturas e instalação de sistema de comunicação, em trabalhos que podem variar entre um e 12 meses. EPR Mineira nega suspensão das taxas.
Por g1 Zona da Mata — Juiz de Fora
05/07/2024 16h26 Atualizado há 14 horas
Quem sai de Juiz de Fora com destino a Belo Horizonte precisa pagar três pedágios, que devem ter cobrança suspensa por tempo indeterminado com a troca da concessionária responsável pelo trecho. A rodovia, administrada pela Via 040, será assumida pela EPR Mineira.
O contrato de concessão com a nova empresa foi assinado na quinta-feira (4) e prevê o início das operações em até 30 dias, já oferecendo atendimentos médicos e mecânicos, além de intervenções emergenciais no asfaltamento e na sinalização.
De acordo Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a cobrança do pedágio será suspensa e só retomada após revitalização completa das estruturas e instalação de sistema de comunicação, “em um período que varia de até um ou até 12 meses”.
A EPR Mineira, por sua vez, informou que a assinatura do contrato garante a continuidade das estruturas de comunicação da rodovia e que “não haverá descontinuidade de serviços operacionais e de cobrança de pedágios, dado que está programado o cumprimento dos requisitos para início de operação”.
Relicitação da BR-040, entre Minas Gerais e DF
Em 2019, a ANTT aprovou o pedido de relicitação de trecho da BR-040 entre MG e DF. A solicitação foi protocolada pela Investimentos e Participações em Infraestrutura S.A (Invepar) e Concessionária BR-040 S.A em agosto daquele ano. Para realização do pedido, a Via 040 alegou um prejuízo financeiro estimado em R$ 9 milhões.
O Consórcio Infraestrutura MG venceu o leilão de concessão da BR-040, entre Belo Horizonte e Juiz de Fora e ofereceu desconto de 11,21% sobre a tarifa básica de pedágio, de R$ 13,91 – venceria a disputa quem oferecesse o maior percentual.
A concessão do trecho de 232,1km prevê mais de R$ 8 bilhões em investimentos pelos próximos 30 anos. Entre as obrigações de fazer nesse período estão:
- duplicação de quase 164 km;
- 42 km de faixas adicionais;
- 15 km de vias marginais;
- 34 correções de traçado;
- 14 viadutos;
- 57 pontos de ônibus;
- uma rampa de escape;
- 14 km de ciclovias;
- 17 barreiras acústicas;
- 7 caixas para produtos perigosos;
- 11 passagens de fauna;
- implantação de um Ponto de Parada de Descanso (PPD);
- 5 postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF)
- 8 passarelas