Ciesp se reúne com Governo de Minas e apresenta projeto de tratamento térmico do lixo urbano com geração de energia elétrica

Uma comitiva formada por prefeitos dos municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Especialidades (Ciesp), participou na tarde desta quinta-feira (10), de uma reunião em Belo Horizonte. O grupo incluiu, ainda, integrantes da diretoria do Consórcio e um especialista em gestão do lixo urbano. A pauta do encontro foi sobre a implantação de uma tecnologia inovadora para o tratamento de resíduos, que consiste na transformação do lixo em energia elétrica por meio do processo denominado pirólise. 

O grupo foi recebido na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico por uma comissão formada por Douglas Cabido, subsecretário de Desenvolvimento Regional, Kathleen Nascimento, subsecretária de Promoção de Investimentos e Cadeias Produtivas e Felipe Attiê, subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação. 

A proposta dos municípios do Ciesp é pioneira em Minas Gerais e consiste em aproveitar o lixo doméstico na produção de energia através de um mecanismo sustentável, com a decomposição química pelo calor na ausência de oxigênio, em uma técnica considerada uma das mais eficientes e ecologicamente corretas para o tratamento de detritos. 

Os equipamentos impedem a liberação de substâncias nocivas na atmosfera, diminuem a geração de poluentes como o metano e gás carbônico – principais agentes do efeito estufa –  além de representar uma alternativa aos aterros sanitários e à incineração do lixo.

Composição e objetivos do Ciesp

O Consórcio Intermunicipal de Especialidades – CIESP, é um Consórcio público de Direito  público, constituído em abril de  2005. Possui sede no município de Bicas, abrangendo dez municípios localizados da Zona da Mata Mineira e um no Sul de Minas. Atua de forma multifinalitária em diversas áreas cujas competências estejam reservadas aos municípios.

Fonte: Ciesp