CIESP recebe prefeitos eleitos para apresentação de suas atividades e eleição de novo presidente

Publicado por CIESP em 26/12/20

As potencialidades da entidade e os grandes avanços alcançados nos últimos anos estiveram em pauta na Assembleia Geral realizada pelo Consórcio Intermunicipal de Especialidades – CIESP, envolvendo os prefeitos eleitos dos municípios consorciados. Durante o encontro, realizado em Maripá de Minas no dia 21 de dezembro, o prefeito de Guarará, José Maurício de Sales, foi eleito por unanimidade para a presidência do CIESP no biênio 2021-2022.

Ao fazer um balanço de sua gestão, o atual presidente, prefeito de Mar de Espanha, Dr. Welington Marcos Rodrigues, lembrou que a entidade se transformou num modelo nacional de associativismo, recebendo prêmios de reconhecimento até mesmo no exterior. Para ele, outro motivo de orgulho são as visitas de gestores públicos de vários regiões do país em busca de informações e orientações sobre os projetos implantados pelo CIESP e entes consorciados.

Como iniciativas bem-sucedidas, Welington citou o Serviço de Inspeção Regional (CIESP-SIR), que está em processo de equiparação com o SISB-POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal), e os serviços de iluminação pública. O presidente lembrou, ainda, do Projeto Cidades Inteligentes e Humanas, solução avançada para modernizar a região, substituindo as luminárias convencionais por led, com monitoramento digital, instalação de câmeras de segurança e de pontos públicos de internet, entre outros ganhos. “Os municípios podem utilizar recursos a fundo perdido, já que poderão se valer dos recursos que as concessionárias de energia elétrica devem aplicar, por força de lei, na conservação das redes e no combate ao desperdício de energia” explicou.

Já a secretária Executiva do CIESP, Mônica Loureiro Müller Pessôa, garantiu que a entidade está preparada para os novos desafios apresentados pelo cenário atual a partir da pandemia de Covid-19. Para ela, é um momento extremamente desafiador em que valores como a eficiência e a agilidade são ainda mais exigidos. Mônica ainda fez questão de reafirmar que o CIESP é uma ferramenta de gestão dos municípios. “Somos uma instância de gestão dos municípios. Colocamos em prática o que vocês definem como prioridade. O CIESP é a soma dos municípios”, resumiu.

O painel de apresentação teve, ainda, a participação dos responsáveis pelos serviços oferecidos pelo Consórcio. Os profissionais falaram sobre o funcionamento de cada setor, os avanços implantados até aqui e as possibilidades de ampliação e aperfeiçoamento para atender ainda melhor os municípios e suas populações.