Chicre deixou a vida, deixou Bicas

O maior colaborador de todos os tempos do jornal O MUNICÍPIO morreu, aos 92 anos, quarta-feira, dia 09 de outubro, no Rio de Janeiro, onde morava, mas, seu sepultamento, como não poderia deixar de ser, aconteceu em sua amada Bicas, no fim da tarde, do dia 10, depois de ser velado no saguão do Centro Cívico Dona Ássima Farhat.

Foi ele… O biquense intransigente que estudou no Colégio Granbery, em JF… Participou ativamente da política universitária, tendo sido secretário-geral da UNE… Orador da turma na Faculdade de Direito da UERJ… Advogado por trinta e um anos da diretoria-geral do Banco do Brasil… Jornalista dos Diários Associados… Chefe de gabinete do presidente da Ligth… Assessor especial do professor Bilac Pinto (ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, ex-presidente da Câmara dos Deputados e ex-secretário de Finanças do Governo de Minas). Candidato a deputado estadual por Minas Gerais, teve a coragem de usar como slogan: “Não compro votos”.

Livros

Autor de vários livros, tipo: Por que matei o Padre… A culpa dos inocentes… O Resgate… Canto do entardecer… Só ao vento fala… Olhar de Nereida… Versos da Solidão… Ânfora de Mel.

Homenagens

Recebeu, em Bicas, merecidas homenagens e reconhecimento de várias instituições, entre elas, Prefeitura e Câmara, jornal O MUNICÍPIO, Rotary Club e Colégio Elitte/Escola Amarelinha.

Seu mérito intelectual e a sua intransigência com os maus políticos sempre foram suas marcas indeléveis… Chicre Farhat, esse foi “o cara”.

Última colaboração

A última participação de Chicre em O MUNICÍPIO foi por meio de uma mensagem, enviada ao diretor do jornal, José Maria Machado Veiga, lamentando o falecimento de seu irmão, Carlos Augusto Machado Veiga, em novembro de 2017.

Aí está a nota:

“Veiguinha, estou chocado, com lágrimas nos olhos. O Carlos Augusto era ímpar, doce criatura, que me honrou com sua amizade. Quantas vezes me telefonava dizendo palavras de carinho e sábias observações. Bicas perdeu um filho exemplar, admirável cidadão, de espírito público, que de há muito já devia ter ocupado, com seu talento, a prefeitura. À Maria Luiza, também, minha amiga, o meu comovido e fraternal abraço.”

Redes sociais

Postagem da amiga Maida Lopes, no Facebook:

Vá em paz meu amigo, grande poeta! Hoje o céu está em festa, sinos estão tocando canções para receber nosso querido Chicre Farhat.

Saudade eterna de todos os seus amigos!!! Não estarei em Bicas amanhã, para prestar minhas homenagens, mas receba minhas orações! Segura na mão de Deus e vai…!

Postagem do filho Marcio Farhat, nas redes sociais:

“Quarta-feira, 9 de outubro de 2019, às 20 horas, minha grande inspiração, meu mentor, o eterno indignado, meu grande protetor, amigo e pai partiu. O homem de personalidade forte e marcante, finalmente, rendeu-se aos desígnios do nosso pai maior.

Na foto, Chicre Farhat, no seu aniversário de 90 anos, na sua cidade natal, que tanto amava, junto ao prédio da Prefeitura de Bicas, que leva o nome da sua mãe, minha avó.

Pai, você fez uma jornada como poucos, bela e honrada, e tenho certeza que seu caminho na sua nova fase, estará sempre iluminado por Deus.

Jamais te esquecerei. Obrigado por tudo!”