CÂMARA APROVA CRIAÇÃO DO FUNDO MUNICIPAL DE APOIO AO FUTEBOL AMADOR EM JF
A Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) aprovou na segunda-feira, 25, o projeto de lei (PL) de autoria do vereador Bejani Júnior (PODE) que autoriza a criação do Fundo Municipal de Apoio ao Futebol Amador do Município de Juiz de Fora (FUMAFA), vinculado à Secretaria de Esporte e Lazer (SEL). O intuito é que sejam feitos captação, repasse e aplicação de recursos destinados a propiciar suporte financeiro para implantação, manutenção e desenvolvimento dos times e competições de futebol amador.
De acordo com a proposta, o FUMAFA será gerido por um conselho gestor que será nomeado pelo Executivo Municipal. O gestor exercerá a função voluntariamente e será responsável por estabelecer diretrizes à área, planejar, coordenar, orientar e executar as atividades do FUMAFA, promovendo os meios necessários à realização dos seus objetos. Ele fará também acordos, convênios e contratos de cooperação técnica, além de cumprir e fazer valer o regulamento. Em sua responsabilidade, ainda fica a movimentação financeira da conta do FUMAFA, podendo inclusive efetuar aplicações financeiras.
Na justificativa da proposição, o parlamentar afirma que a finalidade é captar recursos financeiros para custear as despesas de equipes e atletas amadores de futebol, em competições oficiais ou não. Bejani ressalta ainda que “ao longo da história, temos tido provas concretas dos benefícios que o esporte tem proporcionado ao cidadão, tanto no campo dos exercícios físicos individuais ou coletivos, como na profissionalização do atleta amador”.
Segundo o vereador, o futebol amador revela inúmeros atletas. “A maioria desses atletas depende apenas de uma oportunidade para desenvolver o seu potencial, o que é dever do órgão público, incentivar e apoiar essa prática, principalmente junto às pessoas das comunidades mais carentes. A prática contínua do esporte proporciona saúde e prazer para todos nós, e tem tirado muitos jovens da criminalidade, transformando-os em verdadeiros cidadãos campeões, exatamente através do apoio e incentivo ao esporte”. O PL segue para sanção do Executivo.