Busca ativa e a importância da vigilância
Maripá de Minas, município que fica a aproximadamente 51 quilômetros de Juiz de Fora, já aplicou 238 doses do imunizante e permanece fazendo busca ativa nos bairros por meio dos agentes comunitários de saúde. Lá existem dois projetos de ações extra-muros, o “Saúde no Bairro”, e o “Check Up Maripá”, onde avaliam também o cartão de vacina.
No dia 19 de abril, representantes de Maripá receberam do governador o selo “Bora Vacinar”, que certificou os municípios mineiros que alcançaram metas estabelecidas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) nas 14 vacinas destinadas às crianças de até 2 anos, no ano de 2022.
O município, que tem cerca de 3 mil habitantes, possui uma equipe com 7 agentes de saúde, liderados pela enfermeira, referência técnica da Unidade Básica de Saúde (UBS) Nelson de Souza Matos, Jéssica Francisca Ferreira Vieira.
“Fazemos reuniões mensais com a equipe para avaliação das fichas de visita domiciliar e trabalhar algum assunto da vacinação. Sempre que tem alguma nota técnica de vacina, reúno a equipe para passar as informações e traçar as ações para cumprir as metas estipuladas”, detalha Jéssica Francisca.
Para a reta final da campanha está sendo feito chamamento da população, com publicação em veículos de informação oficiais do município. Os agentes também usam alguns meios, como grupos de Whatsapp, para informar as pessoas.
Confira a matéria na íntegra: https://www.agenciaminas.mg.gov.br/…/juiz-de-fora-entra…