Bom pra JF e região
Empresa vai investir R$ 3 bi em JF
Nesta quinta-feira, às 15h, no Teatro Paschoal Carlos Magno, a prefeita Margarida Salomão e executivos da Braspell assinam protocolo de intenções para um megaempreendimento em Juiz de Fora, com início de operação previsto para dois anos. O planejamento da Braspell é que a operação seja dividida em duas fases, capitalizando investimentos totais, na ordem de até R$ 3 bilhões, a serem realizados no período previsto de dez anos.
Produção em duas fases
A primeira fase se refere à implantação de um Centro Logístico na cidade, destinado a viabilizar embarques ferroviários de toras de eucaliptos para serem transformados em cavacos de madeira na unidade industrial no Porto de Itaguaí (RJ). A capacidade inicial de processamento anual é de 250 mil toneladas. A segunda fase se refere à instalação de uma fábrica de pellets (biocombustíveis sólidos de resíduos de biomassa vegetal), também em Juiz de Fora, com capacidade projetada de processamento anual de 600 mil toneladas, alinhada para chegar em até 1,8 milhão de toneladas.
Milhares de empregos
A Braspell estima criar 1.400 empregos diretos e temporários na construção da unidade industrial, 250 empregos diretos e permanentes no processo industrial, 1.100 empregos diretos e permanentes nas atividades florestais. O potencial é de gerar quatro mil empregos indiretos e permanentes. Os números relativos a investimentos totais, capacidade projetada do Centro Logístico, fábrica e a criação de empregos consideram a fábrica em operação com três linhas de pellets e uma termoelétrica.
Fonte: Tribuna de Minas – Coluna Cesar Romero – 01/12/2021